Capacita SEBRAE vai beneficiar 9 comunidades ribeirinhas do município de Rio Preto da Eva | ASN Amazonas


A Prefeitura de Rio Preto da Eva, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo (SEMPLACTUR), em parceria com o SEBRAE Amazonas, iniciou, na segunda-feira (05), na comunidade de Santa Luzia do Tiririca, as atividades do projeto piloto de Capacitação para Habilidade Náutica (ARA) para Condutores Fluviais do Polo de Pesca Esportiva de Rio Preto da Eva, por meio da iniciativa ‘Capacita Sebrae’. A expectativa é que sejam capacitados 75 condutores de nove comunidades ribeirinhas. Os cursos finalizarão no dia 09 de agosto.

As capacitações visam fomentar o Turismo de Pesca Esportiva no município, garantindo emprego e renda para os comunitários. A iniciativa irá beneficiar as comunidades de Santa Luzia do Tiririca, São Francisco do Caramuri, São João do Miriti, Bom Sucesso, Praia Grande, Redenção, Manápolis, São José e Santa Cruz.

Com o objetivo de habilitar os condutores fluviais e comunitários ribeirinhos, garantindo a legalidade da profissão, segurança e qualidade nos serviços prestados como condutores de pesca esportiva, o projeto também promove o trabalho conjunto entre a Prefeitura, Sebrae, empreendedores do ramo e as comunidades envolvidas.

Pousadas e flutuantes diretamente ligados ao setor, como Natureza, Amigos do Tucunaré, Serena Rio Preto Lodge, Tucuna Jungle Lodge, Pavon Amazon, Rio Preto Lodge, Toca da Onça e Pegada do Açu, estão colaborando com o projeto.

Para a titular da SEMPLACTUR, Vanuza Barroncas, a atividade vai intensificar a segmentação turística da pesca esportiva, oferecendo serviços com mais qualidade e segurança, além de fortalecer as associações de pousadas e flutuantes do setor e antecipar o município no processo de habilitação dos condutores fluviais, já que a ARA é necessária.

“É uma realização poder levar capacitação aos nossos ribeirinhos e, dessa forma, contribuir para o fortalecimento da Pesca Esportiva, uma das segmentações turísticas do nosso município”, explica a secretária.

O Capacita SEBRAE é parte de uma estratégia da prefeitura e do SEBRAE para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável em Rio Preto da Eva, com foco na integração das comunidades ribeirinhas ao turismo de pesca esportiva. Essa iniciativa não só qualifica os condutores fluviais, mas também cria uma rede de apoio entre pousadas, flutuantes e outros empreendimentos locais, visando fortalecer o turismo como uma fonte viável de renda e preservação ambiental.

“Nosso objetivo é criar oportunidades reais de desenvolvimento para os moradores das comunidades ribeirinhas, valorizando suas habilidades e contribuindo para que eles possam atuar de forma segura e legalizada no turismo de pesca esportiva”, afirma a analista técnica do SEBRAE-AM, Milene Lopes.

As capacitações estão sendo ministradas de forma teórica, com aulas práticas e prova escrita. A habilitação dos condutores terá validade de 10 anos.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *