Durante três dias, a cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia, recebeu a visita do gestor estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae Bahia, José Soares, que teve a missão de divulgar a segunda edição do Desafio Liga Jovem, uma competição nacional que visa promover o desenvolvimento de competências empreendedoras entre estudantes. Acompanhado pela gerente regional do Sebrae, Adriana Morais, a programação contou com uma agenda de atividades intensas. Juntos, eles realizaram um circuito de palestras em escolas e universidades, buscando engajar estudantes e educadores. Os interessados podem ser inscrever através do site www.desafioligajovem.com.br.
A visita reforça o compromisso do Sebrae em promover uma educação empreendedora de qualidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Os encontros aconteceram com professores e coordenadores da rede municipal de ensino, além de alunos das escolas participantes do Programa Ali Educação Empreendedora e da Universidade Federal do Oeste (UFOB), momentos em que foram abordados temas como empreendedorismo, inovação, carreira e Educação Empreendedora.
“Esses momentos nos proporcionaram também a oportunidade de relembrarmos as ações exitosas realizadas pela Agente Local de Inovação Educação Empreendedora, Delvânia Borges, e planejarmos novas atividades. Reforçamos que o sucesso dessas ações é resultado de um trabalho em conjunto, integrado e de muito comprometimento de todos os envolvidos, aos quais agradecemos imensamente pela parceria”, considera Adriana Morais.
Segundo o gestor estadual do programa de Educação Empreendedora, o foco é garantir uma participação expressiva da cidade e da região no Desafio Liga Jovem. Na primeira edição, a Bahia assegurou duas vagas na final do Desafio, e uma das equipes foi a Mari Curie, da escola SESI de Barreiras, que se posicionou entre as vinte melhores. Por isso, o estímulo à adesão do Oeste nesta nova etapa. No ano passado, foram 1200 equipes participantes em todo o Brasil.
“É um resultado super expressivo para a primeira etapa. Ter uma equipe de estudantes da região Oeste, no caso Barreiras, consagrando-se entre as melhores do país no Desafio Liga Jovem, é motivo de orgulho e a gente vê que é o resultado do trabalho de Educação Empreendedora que é feito aqui na região e, estamos aqui justamente porque entendemos que Barreiras é um dos lugares foco para que possa tornar referência no estado nesta temática. Estou sentindo que vem projeto bom, com possibilidade de ser campeão”, expressa José Soares.
O Desafio Liga Jovem, oficialmente lançado em Salvador no dia 15 de abril, está com inscrições abertas até 7 de junho. Destinado a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e educação superior, o projeto oferece uma trilha de capacitação completa, composta por palestras preparatórias, conteúdo ao vivo durante a Virada Empreendedora, mentorias e feedbacks em todas as etapas.