Agenda de Relacionamento gera R$ 1,7 milhão em expectativas de negócios durante Festival do Queijo Artesanal de Minas | ASN Minas Gerais


No segundo dia do Festival do Queijo Artesanal de Minas, 39 produtores mineiros de queijo, cachaça, café, molhos, antepastos, geleias e doces participantes do projeto Origem Minas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos para 20 donos de empórios, minimercados, cafeterias e lojas especializadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e de cidades do interior de Minas Gerais durante a Agenda de Relacionamento. O encontro promovido pelo Sebrae Minas gerou aproximadamente R$ 1,7 milhão em expectativas de negócios.

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A Agenda de Relacionamento aconteceu na tarde da última sexta-feira (14/6). O objetivo foi estabelecer uma aproximação entre ofertantes e potenciais compradores, possibilitando a criação de uma rede de contatos comerciais e prospecção de vendas. “Por meio do contato direto com os compradores, a Agenda de Relacionamento permite que pequenos produtores alcancem novos mercados e expandam seus negócios. Mais do que isso, cria uma conexão estratégica que permite aos produtores apresentar a qualidade, autenticidade e a história de seus produtos, impulsionando significativamente as vendas”, explica a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.

Foi à procura dessa mineiridade que o empresário do Rio Grande do Sul Reginaldo Palombo do “Empório Cantin de Minas” aceitou o convite para participar pela primeira vez da Agenda de Relacionamento do Festival do Queijo Artesanato de Minas. O gaúcho, que começou vendendo os produtos mineiros na feira, há dois anos montou uma loja física. O negócio deu tão certo que este ano está prevendo a mudança para um espaço ainda maior. “A dinâmica desses encontros contribui para criarmos um elo com o produtor para que possamos passar para os consumidores a história por trás daquele produto, como ele é feito, os ingredientes e o trabalho que dá para ser produzido. São informações que agregam valor aos produtos e impulsionam nossas vendas”, explica Palombo.

E o que não faltou foi criatividade e sabor entre os produtos oferecidos nesta edição da Agenda de Relacionamento. O produtor de Sabinópolis, na Região do Serro, Ivacy Pires, da “Queijaria Quilombo”, teve a ideia de juntar duas iguarias da gastronomia mineira em um só produto. Ele criou o queijo maturado com cachaça. “É um queijo muito macio, bem húmido, com um paladar mais picante. O sabor é tão diferenciado que foi premiado na França, em 2021”, conta o produtor.

De acordo com Pires, a expectativa em participar da Agenda de Relacionamento é alcançar os resultados obtidos na primeira edição do encontro realizado no Festival do Queijo Artesanal de Minas. “Na ocasião, tive a oportunidade de conversar com vários compradores. Dias depois fizeram pedidos, e hoje são meus clientes. Neste ano, pelos contatos que já fiz, encontrei com muitos interessados em adquirir meus produtos. Acredito que vamos superar os resultados da última vez que participamos do evento”, diz o Ivacy, que produz diariamente 25 peças do tradicional Queijo Minas Artesanal do Serro, e de casca lavada, casca florida e especial com cachaça.

Origem Minas

Além de conectar produtores e empresas compradoras, o Festival do Queijo Artesanal de Minas também teve espaço para os visitantes conhecer, degustar e comprar as iguarias da gastronomia mineira.

Durante o festival foram expostos e comercializados queijos de várias regiões do estado, além de doces, quitandas, licores, cachaça e geleias, feitos por pequenas agroindústrias apoiadas pelo projeto Origem Minas, uma iniciativa criada pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg/Senar. “Nos estandes coletivos o público do festival teve acesso aos produtos da agroindústria mineira que expressam a mineiridade. Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar os queijos e comprar diretamente dos produtores”, justifica a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.

O Festival do Queijo Artesanal de Minas terminou no sábado (15/6). O evento foi promovido pelo Sebrae Minas e o Sistema Faemg Senar com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e a Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo).

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Fonte: Sebrae

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