No segundo dia do Festival do Queijo Artesanal de Minas, 39 produtores mineiros de queijo, cachaça, café, molhos, antepastos, geleias e doces participantes do projeto Origem Minas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos para 20 donos de empórios, minimercados, cafeterias e lojas especializadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e de cidades do interior de Minas Gerais durante a Agenda de Relacionamento. O encontro promovido pelo Sebrae Minas gerou aproximadamente R$ 1,7 milhão em expectativas de negócios.
A Agenda de Relacionamento aconteceu na tarde da última sexta-feira (14/6). O objetivo foi estabelecer uma aproximação entre ofertantes e potenciais compradores, possibilitando a criação de uma rede de contatos comerciais e prospecção de vendas. “Por meio do contato direto com os compradores, a Agenda de Relacionamento permite que pequenos produtores alcancem novos mercados e expandam seus negócios. Mais do que isso, cria uma conexão estratégica que permite aos produtores apresentar a qualidade, autenticidade e a história de seus produtos, impulsionando significativamente as vendas”, explica a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.
Foi à procura dessa mineiridade que o empresário do Rio Grande do Sul Reginaldo Palombo do “Empório Cantin de Minas” aceitou o convite para participar pela primeira vez da Agenda de Relacionamento do Festival do Queijo Artesanato de Minas. O gaúcho, que começou vendendo os produtos mineiros na feira, há dois anos montou uma loja física. O negócio deu tão certo que este ano está prevendo a mudança para um espaço ainda maior. “A dinâmica desses encontros contribui para criarmos um elo com o produtor para que possamos passar para os consumidores a história por trás daquele produto, como ele é feito, os ingredientes e o trabalho que dá para ser produzido. São informações que agregam valor aos produtos e impulsionam nossas vendas”, explica Palombo.
E o que não faltou foi criatividade e sabor entre os produtos oferecidos nesta edição da Agenda de Relacionamento. O produtor de Sabinópolis, na Região do Serro, Ivacy Pires, da “Queijaria Quilombo”, teve a ideia de juntar duas iguarias da gastronomia mineira em um só produto. Ele criou o queijo maturado com cachaça. “É um queijo muito macio, bem húmido, com um paladar mais picante. O sabor é tão diferenciado que foi premiado na França, em 2021”, conta o produtor.
Origem Minas
Além de conectar produtores e empresas compradoras, o Festival do Queijo Artesanal de Minas também teve espaço para os visitantes conhecer, degustar e comprar as iguarias da gastronomia mineira.
Durante o festival foram expostos e comercializados queijos de várias regiões do estado, além de doces, quitandas, licores, cachaça e geleias, feitos por pequenas agroindústrias apoiadas pelo projeto Origem Minas, uma iniciativa criada pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg/Senar. “Nos estandes coletivos o público do festival teve acesso aos produtos da agroindústria mineira que expressam a mineiridade. Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar os queijos e comprar diretamente dos produtores”, justifica a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.
O Festival do Queijo Artesanal de Minas terminou no sábado (15/6). O evento foi promovido pelo Sebrae Minas e o Sistema Faemg Senar com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e a Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo).
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