Estão abertas e vão até 31 de maio as inscrições para o Programa de Gestão para Modernização da Indústria, do Sebrae/PR. O objetivo é desenvolver líderes por meio da apresentação de ferramentas e conhecimento para alinhar práticas de gestão ao uso consciente de tecnologias e promover a inovação e a eficiência operacional das indústrias de Londrina e região. As vagas são limitadas a 20 empresas.
Podem participar empresários de indústrias dos setores da construção civil, saúde, eletrometalmecânico, químico e materiais, alimentos, confecção. O Programa oferecerá consultorias, oficinas e workshops. Na área de gestão, a proposta é trabalhar com os empresários o planejamento organizacional e de processos da indústria inteligente; realizar um estudo econômico e financeiro de priorização e seleção de projetos; e elaborar projeto para a captação de recursos para o desenvolvimento da empresa.
As temáticas dos workshops abrangem gestão financeira, da inovação, de liderança e de pessoas, e de ESG – melhores práticas ambientais, sociais e de governança – na indústria. Também serão realizadas oficinas de gestão do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), de custos e estratégias, e estratégica Lean, uma filosofia que consiste em usar uma série de princípios e técnicas operacionais, visando reduzir o desperdício de custos, aumentar a qualidade do produto e a maximização do valor entregue ao cliente.
O Sebrae/PR vai disponibilizar, ainda, um diagnóstico do nível de maturidade de gestão para indústria inteligente com foco na indústria 4.0. O consultor Fabrício Bianchi, afirma que o trabalho visa elevar a competitividade das indústrias de Londrina e região no mercado.
“Estamos fortalecendo as ações com foco na indústria por meio da criação de um programa em que a melhoria da gestão funcionará como alavanca para as indústrias serem mais competitivas”, afirma Bianchi.
O coordenador do Conselho Regional da Federação das Indústria do Paraná (Fiep) no norte do Paraná, Valter Orsi, destaca a importância de os empresários se capacitarem para estudarem as melhores estratégias em parceria com as equipes de trabalho. Segundo ele, não dá para ser especialista em tudo, mas é necessário conhecer um pouco de cada área da empresa para liderar um negócio.
“É comum o empresário ficar numa ‘roda viva’ e, por vezes, só dar atenção aos departamentos comercial e financeiro. Mas, uma engrenagem depende da outra. O desvio em um segmento pode prejudicar o sucesso da empresa”, pondera.
Para se inscrever no Programa de Gestão para Modernização da Indústria, basta ligar na sede da Regional Norte do Sebrae/PR em Londrina, no telefone (43) 3373-8000.