A educação é um dos pilares protagonistas do processo de transformação digital da sociedade, provendo o desenvolvimento de novas ferramentas e construindo a cultura da inovação. Pensando nisso, o Sebrae-SP, como parceiro dos educadores nessa jornada, leva para Jacupiranga os objetivos de aprendizagem em cultura empreendedora para cerca de 120 professores da rede pública do município.
De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP Luiza Tomczik, as ações de educação empreendedora buscam criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.
“O incentivo ao empreendedorismo é algo que deve acontecer desde cedo na vida das pessoas. A abordagem de atividades que envolvam as características do comportamento empreendedor é benéfica de várias formas, resultando em boas consequências para o desenvolvimento dos estudantes em diferentes níveis, os deixando preparados para pensar de forma empreendedora tanto na vida pessoal quanto na profissional”, comenta a analista.
Parceria com o Sesc Registro
Essa ação do Sebrae-SP soma esforços com as atividades já desenvolvidas pelo Sesc Registro nas escolas da região. A produção “Nas Beiras do Ribeira”, desenvolvida pelo Sesc Registro, fortalece a sensação de pertencimento ao Vale do Ribeira e resgata o orgulho dos “valentes”, pessoas nascidas na região. Após a aplicação do filme, os docentes participam de um bate-papo sobre sua importância como recurso didático em sala de aula.
Já o Sebrae-SP entra com a sensibilização das competências empreendedoras junto aos alunos, também destacando o pertencimento, o contexto regional e o potencial do Vale do Ribeira. “É muito importante que as escolas rompam os discursos limitadores há muito enraizados na região. O Vale do Ribeira possui um grande potencial histórico, cultural e econômico no qual não se faz necessário que as pessoas saiam da região para prosperar, como se dizia antigamente. A realidade é aqui e agora. Há muito espaço para empreender e prosperar na região”, completa Luiza.
Os 50 objetos de aprendizagem inclusos na metodologia do Sebrae-SP foram desenvolvidos como planos de aulas para auxiliar os professores na aplicação das tarefas digitais. São livros, filmes, curtas-metragens, jogos digitais e até jogos de tabuleiros que podem ser aplicados em classe, de forma presencial, remota ou até mesmo como tarefa de casa. O foco está nos estudantes do Ensino Fundamental I e II.
MBA em Educação Empreendedora 5.0
O empreendedorismo vem passando por intensas transformações em suas mais diversas vertentes, sobretudo no protagonismo cada vez maior assumido pelo agente empreendedor, que busca maiores conhecimentos técnicos e competências capazes de o auxiliarem na implementação de suas ações.
Da mesma forma que o Sebrae-SP se preocupa com a cultura empreendedora para os jovens, também desenvolve capacitações para os adultos, como é o caso do MBA em Educação Empreendedora 5.0, da Faculdade Sebrae.
Podem se inscrever professores, coordenadores de cursos e profissionais da educação com graduação, das mais diversas áreas educacionais que buscam complementar suas formações acadêmicas com conhecimentos e competências técnicas sobre empreendedorismo, tecnologia e gestão, aprimorando a experiência em relação à interação aluno professor em ambientes de aprendizagem empreendedora.
As inscrições estão abertas pelo site https://faculdadesebrae.com.br/, na aba “MBA”. As aulas estão previstas para iniciarem ainda neste mês de abril.