Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em todo o país, a 15ª Edição da Semana do MEI 2024 promete novidades e atividades simultâneas para os microempreendedores em todas as unidades. No Amazonas, o evento vai ocorrer de 13 a 17 de maio e contará com mentorias, oficinas, palestras, workshops e consultorias gratuitas.
O Sebrae Amazonas vai oferecer durante 2 dias, entre 14 e 15/05, uma programação especial no Sesi – Clube do Trabalhador, local em que acontecerá o lançamento oficial e proporcionará espaços com exposições e networking. As unidades polos também irão receber atividades voltadas para o empreendedorismo dos pequenos negócios e devem discutir temas como: finanças, marketing, formalização de empresas, obrigações tributárias, transformação digital e inovação.
Para a Superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho Normando Pessôa, a semana do MEI se caracteriza como um período de oportunidades para que o empreendedor se formalize e adquira direitos fundamentais. “O Microempreendedor individual preenche uma parcela significativa da economia local, mas há muitos não formalizados que ficam de fora dos benefícios aos quais o MEI tem acesso como assistência previdenciária, aposentadoria, linhas de crédito especiais, entre outros. O propósito da Semana do MEI é ajudar os já formalizados e ressaltar a importância do cadastramento para aqueles que ainda não o fizeram, além de esclarecer dúvidas e ajudar esses empreendedores nos seus negócios”, disse.
A iniciativa também vai possibilitar que MEIs e potenciais empreendedores compreendam melhor sobre os cuidados que se deve ter no empreendedorismo por necessidade, as competências comportamentais para quem quer empreender e como começar um negócio com baixo custo.
A coordenadora à frente da programação, Lucicleia Medeiros, reforça que o evento leva em consideração o contexto regional dos micro e pequenos empreendedores do estado, onde a campanha se direciona como um chamamento público para a construção dos sonhos e aprendizados.
“Esse evento é a oportunidade ideal para os MEIs transformarem seus empreendimentos, adquirem conhecimento, trocarem experiências, criando novas conexões e fortalecendo sua rede empreendedora”, destacou Lucicleia.
Entre os convidados e palestras em destaque para a Semana do MEI 2024, está o atleta eleito um dos melhores jogadores do mundo pela FIFA, Diego Ribas, que fará o relato da sua carreira com base nos pilares da liderança, disciplina e coragem. Também foram convidados para palestrar o tema “Da falência, a uma das maiores hamburguerias do Brasil”, os idealizadores da JSK Hamburgueria. Para dar o pontapé na jornada do MEI, o CEO da Amanda Beauty, Beto Pontes irá abordar sobre – “Como construir uma carreira de sucesso”. E o outro destaque é para o Embaixador do Ifood, João Barcelos, que apresentará a palestra “Como criar um delivery em 15 dias”.
Para participar das palestras, o interessado deve adquirir seu ingresso por meio do endereço eletrônico: http://www.sympla.com.br/evento/semana-do-mei-2024/2421407
Todas as ações da Semana do MEI ocorrerão de forma paralela nas 7 sedes do Sebrae-AM no interior do estado (Tabatinga, Tefé, Coari, Manacapuru, Humaitá, Parintins e Itacoatiara). Na capital, as atividades se concentrarão na sede do Sebrae na avenida Leonardo Malcher, no Centro; Sebrae Aleixo; Sebrae São José; Senac Sesi; Senac – Cidade Nova; Senac – Centro; e Sesi – Clube do Trabalhador.
Microempreendedores Individuais
Dados do Sebrae Amazonas deste ano apontam que o estado possui cerca de 71 mil MEIs cadastrados, que atuam em diversos segmentos como comércio, serviços, indústria e agricultura. Em todo o país, em termos de atividades, os cabeleireiros, manicures e pedicures são os mais numerosos entre os MEIs, com mais de um milhão de inscritos com esse código CNAE.
Depois do segmento da beleza, há aqueles que trabalham com o comércio de vestuário e acessórios, com 979 mil inscritos, seguidos dos que exercem atividades de alvenaria (687,7 mil inscritos), promotores de vendas (675,3 mil inscritos) e fornecedores de alimentos (420,8 mil inscritos).
–
–
!important;”>-