QuintoAndar dá “adiós” para a Benvi e reestrutura operação no México

QuintoAndar dá “adiós” para a Benvi e reestrutura operação no México


Dois anos após desembarcar no México em seu plano de expansão internacional, o QuintoAndar vai reformular o negócio fora do Brasil. A startup de locação e venda de imóveis vai abandonar a marca Benvi e concentrar esforços em sua outra marca no país, a Inmuebles24 (que passará a se chamar Inmuebles24 FULL).

Quando criou a Benvi, em julho de 2022, o QuintoAndar anunciou que a marca seria a identidade visual da companhia em todas as suas operações fora do Brasil. O novo nome foi escolhido por ser mais curto e com uma compreensão facilitada em diferentes idiomas.

A estratégia parecia fazer sentido, uma vez que a startup brasileira havia concluído, poucos meses antes, a aquisição do Grupo Navent, multinacional do setor imobiliário que operava em seis países da América Latina com 10 marcas diferentes.

No Brasil, a Navent ficou conhecida pela Imovelweb, site de classificados que competia diretamente com o QuintoAndar. No México, um serviço semelhante ganhou o nome de Inmuebles24. A lista de países com operações da Navent se estendia para Argentina, Equador, Peru e Panamá.

Quase dois anos se passaram e agora a proptech vai finalmente mudar o nome do negócio. Mas, diferentemente do que se imaginava, é a Benvi que vai deixar de existir. “Vamos apostar na marca que já é grande no México”, afirma André Penha, cofundador do QuintoAndar, ao NeoFeed. “É uma otimização de esforços.”

A mudança não envolve apenas o nome. Toda a estrutura da Benvi será absorvida pela Inmuebles24, mas a empresa pretende não fazer demissões. “A gente não vai cortar ninguém”, diz Penha. São cerca de 100 funcionários no México e outros 50 no Brasil dedicados ao negócio internacional.

Penha explica que a medida tem duas motivações. Uma delas é facilitar a experiência do usuário final e concentrar os anúncios em uma só plataforma. O outro motivo é que a startup planeja aumentar seu investimento no México. “A gente não ia investir em duas marcas”, diz.

O valor do investimento que será feito para expandir a operação mexicana ainda é mantido em sigilo, mas o valor será superior ao alocado nos últimos anos. “Primeiro a gente investiu para conhecer o mercado. Agora, chegou a hora de investir para crescer”, afirma Penha.

Sob a marca Inmuebles24, o QuintoAndar espera que seu negócio no México atinja números semelhantes aos registrados atualmente no Brasil nos próximos cinco anos.  “Eu quero estar ‘quebrando o pau’ no México em 2029”, diz Penha. Por aqui, a startup tem 300 mil imóveis sob gestão e fecha 15 mil contratos por mês.

Em relação ao negócio no México, o QuintoAndar não compartilha muitos dados. Um indicador que serve de comparação é o número de visitas nos imóveis. São 5 mil visitas por mês nas propriedades mexicanas. Isso representa apenas 1% da quantidade de visitações nos imóveis brasileiros geridos pela startup.

Para escalar esse e outros números, o plano é adicionar novos serviços aos consumidores mexicanos. A operação de venda, por exemplo, ainda não foi lançada fora do Brasil, assim como o serviço de garantia QuintoCred. “Vamos dar um passo de cada vez”, afirma Penha.

Ainda que não revele quanto pretende investir, Penha diz que a companhia não precisará recorrer a uma nova rodada de investimento. “Se a gente quiser nunca mais captar, temos dinheiro suficiente em caixa”, afirma. A startup já captou mais de US$ 760 milhões, sendo US$ 420 milhões na rodada realizada em 2022, quando foi avaliado em US$ 5,1 bilhões.

Questionado sobre a estratégia para que a startup atinja o breakeven, o empresário afirmou que “alguns pedaços do negócio já têm margem de contribuição positiva” e que a companhia “ainda tem um certo burn rate”.





Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *