Rodada de negócios internacional aproxima compradores e fornecedores da indústria da saúde em Londrina | ASN Paraná


Rodada reuniu 35 fornecedores e 20 compradores no Centro de Eventos Aurora Shopping, em Londrina. Foto: Thomé Lopes.

Trinta e cinco fornecedores e 20 compradores, entre eles seis internacionais, vindos do Paraguai, Argentina e Peru, participaram, na manhã desta segunda-feira (5), da Rodada de Negócios Internacional da Saúde, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina. O encontro marcou o início da programação do Health Connect Summit (HCS), evento da cadeia da saúde organizado pelo Sebrae/PR e Polo de Saúde de Londrina, que acontece até terça-feira (6) na cidade.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, diz que é a primeira vez que a rodada entra na programação do HCS, que está em sua quinta edição. Entre os compradores participaram hospitais, clínicas médicas e laboratórios. Na lista de fornecedores estavam indústrias de produtos para a área da saúde, assim como empresas de tecnologia, que oferecem softwares de gestão, além de prestadores de serviços.

“Por meio da rodada, conseguimos fomentar a prospecção de negócios entre compradores e fornecedores do segmento da saúde. Muitos fornecedores não têm acesso direto a esses compradores, precisam iniciar um trabalho de visitação para chegar aos grandes hospitais, por exemplo. E, internacionalmente, isso fica mais difícil. O que a gente proporciona é que eles se conectem com os compradores de uma forma mais assertiva e num tempo muito menor”, afirma Liciana.

Do Paraguai, a diretora técnica da El Alamo, Maria Auxiliadora Vargas, veio prospectar oportunidades de negócios com o Brasil. Foto: Thomé Lopes.

De Assunção, no Paraguai, Maria Auxiliadora Vargas, diretora técnica da El Alamo, uma representante de laboratórios que atua na importação, fracionamento, embalagem e distribuição de medicamentos e cosméticos, participou da rodada em sua primeira visita à cidade. Nas conversas com os empresários de Londrina e região, diz ter encontrado produtos e serviços que podem ser de interesse para negócios em seu país.

“A El Alamo ainda não compra produtos para a saúde do Brasil. Estamos muito próximos e acredito que possamos ter empresas brasileiras fornecendo para o Paraguai”, conta.

De Londrina, a enfermeira e consultora técnica da Multquímica, Daniele Ishigaki, destaca a importância do contato com possíveis clientes do exterior durante a rodada. A indústria fabrica saneantes para limpeza e desinfecção e se prepara para abrir mercado em outros países. Ela também aproveitou a oportunidade para apresentar seus produtos aos compradores locais.

“Os contatos daqui de Londrina e região também foram bem interessantes. A gente percebe que as pessoas não conheciam a Multquímica. A maioria desconhecia que há na cidade uma indústria com produtos tão bons. Geralmente, as empresas procuram distribuidores de fora”, comenta Daniele.

O diretor-técnico do Laboratório Oswaldo Cruz e membro da governança Saúde Londrina União Setorial (Salus), João Santilli, diz que rodadas como essa sempre oferecem oportunidades de negócios interessantes.

“De dez entrevistas que tivemos, pelo menos sete podem gerar um negócio futuro, é muito bom para o comprador e o fornecedor. E tudo isso movimenta o Polo de Saúde como um todo. Estamos vivendo um momento de colher resultados”, destaca.

Palestras e painéis

A programação do HCS foi aberta oficialmente às 14 horas desta segunda-feira (5) com a palestra “Parceria CITS – Inovação, empreendedorismo e novas tecnologias na saúde: como avaliar oportunidades no mundo atual?”, do médico e fundador da Connext Health Cristiano Hahn Englert.

A tarde também contou com a apresentação da Aliança Estratégica entre Londrina e Maringá, e três painéis sobre inovações e tecnologias digitais, que trouxeram cases de sucesso na área da saúde. O evento segue com a programação de conteúdos nesta terça-feira (6), das 9 às 19 horas, no Centro de Eventos Aurora Shopping. Mais informações: https://www.healthconnectsummit.com.br/.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *