11ª edição do Festival Sabores movimentou mais de R$ 4,5 milhões em Teixeira de Freitas | ASN Bahia


Realizado entre os dias 4 e 28 de julho, a 11ª edição do Festival Sabores de Teixeira movimentou R$ 4.756.687 no segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL), em Teixeira de Freitas. O acumulado de 25 dias de festival foi registrado pelos organizadores do evento e teve sua divulgação na noite desta quarta-feira (14), durante cerimônia de encerramento do circuito gastronômico, no Espaço D Cerimonial.

Juntas, as 41 empresas participantes conseguiram vender 112.345 pratos ao longo do festival. Os pratos inscritos no festival correspondem a 10.461 do total vendido, com a geração de quase R$ 700 mil reais para os estabelecimentos, representando um incremento de 16% nas vendas. Nas redes sociais, o evento conseguiu um alcance de mais de 52 mil perfis no Instagram e 872 mil impressões.

Em pesquisa realizada pela comissão organizadora, a avaliação dos empreendedores foi positiva. Ao todo, 90% dos empresários participantes avaliaram o festival como bom ou ótimo e pretendem aderir à próxima edição do evento, em 2025.

São empresários como Marcelo Apolônio, proprietário do Brigadeiríssimo, e que já participa do festival desde a primeira edição. Para ele, o resultado foi satisfatório. “O evento sempre supera nossas expectativas. Todos os esforços valeram a pena. Foi um desafio muito bom e que mexeu com todos nós. Agradeço ao Sebrae, que é nosso braço direito, e aos demais envolvidos, a cada pessoa que se doou para esse festival”, celebrou.

Na abertura do evento de encerramento, cumprimentando parceiros, patrocinadores, empresários, imprensa e autoridades, o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, fez questão de destacar a capilaridade e abrangência desta edição, que homenageou a diversidade dos estados Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

“Enquanto Sebrae, estamos honrados e gratos aos parceiros que tornaram possível a realização de mais uma edição de sucesso. Precisamos enaltecer os números porque, acompanhando desde a primeira edição, é notório o crescimento do Festival através dos seus números tão expressivos. Agradeço aos 41 restaurantes que estiveram conosco, um recorde que reforça a credibilidade do evento”, concluiu.

O sucesso dos pratos inscritos fez aumentar a procura em alguns estabelecimentos e o Festival que estava previsto para encerrar no dia 21 de julho, foi prorrogado por mais uma semana, finalizando no dia 28 de julho.

Já o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Henny Aramuni, pontuou a força do Festival para o desenvolvimento da cidade. “É um dos momentos que vem para quebrar recordes e superar expectativas. O Festival se tornou um evento onde a economia, por ser um grande setor, coloca Teixeira de Freitas em destaque na Bahia devido ao grande potencial dos empreendimentos”, avaliou.

Reconhecimento

Ao final da noite foram revelados os vencedores das 9 categorias do festival, com primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Confira:

– Prato principal: Armazém Restaurante, Minato, Belo Café

– Petiscos/entradas: Belo Café, Casa Risô, Brigadeiríssimo

– Drinks/coquetéis: Armazém Restaurante, Minato, Texas BBQ

– Sobremesas: Armazém Restaurante, Bendito Café, Belo Café

– Pizza: Bora Pizza, Casa da Pizza, Tios Rocket’s

– Self-service: Restaurante Gastrô, Restaurante Boteco, Koma Aqui Restaurante

– Lanches: Bendito café, Posto GEF, O Fino do Leite

– Hambúrguer: Posto GEF, Stop burguer, Venturim Steakhouse

– Pães e Bolos Especiais (nova categoria): Delícias da Dreza, Padaria Getúlio, Favo de Mel

Uma novidade desta edição foram as categorias de destaque, criadas para premiar outros quesitos além da gastronomia já avaliada pelo júri técnico.

Conheça os vencedores de cada categoria:

– Destaque Excelência em Gestão: Texas BBQ

– Destaque Sustentabilidade: Minato

– Destaque Garçom de alta performance: Alexandra, O Fino do Leite

– Destaque Cozinha Modelo: Minato

– Destaque Prato mais vendido: (mais de 1200 pratos do Festival vendidos) Restaurante Boteco

– Chef Destaque: Shirley Suely Teixeira Goes, Armazém Restaurante

– Destaque Melhor desempenho nas redes sociais: Brigadeiríssimo



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *