Workshop estimula a qualidade de atendimento em restaurantes, no Sebrae/PR | ASN Paraná


Empreendedores do ramo da gastronomia participaram, nesta segunda-feira (20), de workshop sobre a importância da qualidade do atendimento. O encontro, realizado na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, foi o primeiro de uma série de quatro encontros, exclusivos para o setor da gastronomia. O evento faz parte do Programa Turbine, programado para os meses de maio e agosto deste ano.

Proprietários e gestores de restaurantes de Curitiba em um momento de troca de experiências e aprendizado sobre a importância da gestão na qualidade do atendimento, durante o workshop do Programa Turbine. Fotos: divulgação.

Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, enfatizou a prática de adquirir conhecimento para impulsionar empresas locais, além de investir em conhecimento para inovar, melhorar atendimento, gestão e, consequentemente, o sucesso das empresas.

Ela reforçou que os workshops oferecem ferramentas para impulsionar negócios e que servem como processo de adequação, na busca pelo Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.

“Em um mercado competitivo, buscar conhecimento é determinante para aprimorar serviços e permanecer competitivo. Ter um atendimento com qualidade, a preocupação com o cliente, ter uma gestão que esteja ‘na mão’ do empresário, uma gestão financeira, uma gestão do marketing, uma gestão de pessoas, promove essas empresas uma maior competitividade”, disse a consultora.

Exclusivos para o setor de gastronomia, os próximos encontros vão debater a qualidade no atendimento ao cliente junto à equipe de colaboradores dos restaurantes. Este encontro acontecerá na terça-feira (21). No mês de julho, acontecerão dois outros workshops, que vão abordar inteligência emocional e como melhorar a comunicação para otimizar os trabalhos em equipe.

Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Paraná, destacou a importância da parceria com o Sebrae/PR.

“Conhecimento ninguém leva. A pessoa adquire e fica para sempre. Você pode perder um monte de coisa, mas conhecimento a gente não perde. Investindo em conhecimento, a gente está dizendo que quer inovar, melhorar o atendimento, melhorar a gestão. Isso é muito importante para o sucesso das empresas. E acredito que em um mercado que é cada vez mais competitivo e que cada vez mais cresce, a partir daqui podem surgir novas oportunidades”, comentou Luciano.

Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, destacou a importância do conhecimento contínuo para o sucesso e inovação nas empresas gastronômicas, durante o workshop exclusivo para o setor, realizado nesta segunda-feira (21).

Instrução

Dartilene Silva é graduada e mestra em Turismo, com pós-graduações em planejamento e gestão de negócios e em gestão de pessoas. Também é instrutora e consultora no desenvolvimento de projetos voltados ao desenvolvimento territorial e à criação de produtos turísticos de experiência.

Como facilitadora do workshop desta segunda-feira, Dartilene destacou a importância de alguns quesitos no atendimento para a satisfação dos clientes.

“O comportamento e as atitudes do gestor em relação à qualidade no atendimento são fundamentais para a satisfação do cliente. A maneira como o gestor se comporta e suas atitudes influenciam diretamente a percepção dos clientes sobre a qualidade do serviço”, disse.

No ramo de Turismo, Dartilene organiza viagens de benchmarking e rodadas de negócios, oferecendo orientação sobre a implantação de requisitos de normas técnicas, selos de qualidade, sustentabilidade e segurança. Ela destacou a necessidade de uma gestão proativa e engajada na melhoria contínua da qualidade do atendimento.

“O gestor deve estar disposto a mudar seus comportamentos para melhorar a qualidade do atendimento. Isso sugere que a liderança deve ser flexível e adaptável, sempre buscando formas de aprimorar o serviço oferecido”, detalhou.

Turbine

Para impulsionar os negócios em turismo, agências de viagem, gastronomia e hotelaria no Estado, o Sebrae/PR lançou a edição 2024 do Programa Turbine, que promove a competitividade e auxilia na profissionalização dos pequenos negócios. O Programa Turbine é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O primeiro encontro aconteceu no dia 13 de maio, com o tema “Oportunidade de negócio vai além da emissão do bilhete”.

Parceria com Abav-PR: workshops para agências de viagens

10/6 – Marketing digital na prática: como alavancar as vendas

09/7 – Inteligência emocional: como atender clientes cada vez mais exigentes

06/8 – Inteligência artificial: ferramentas que agilizam no trabalho

Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/fsyS7

Parceria com ABIH: workshops para meios de hospedagem

27/5 – Estratégias de marketing com focos nas vendas

03/6 – Marketing digital

08/7 – Gestão da qualidade: qual o papel da liderança

05/8 – Como migrar clientes para plataformas próprias
Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/ikCN1

Parceria com Abrasel: workshops para gastronomia

21/5 – Qualidade no atendimento ao cliente para a equipe

01/7 – Falta ou excesso de comunicação: como equilibrar e ter melhores resultados na equipe

02/7 – Inteligência emocional: como gerenciar conflitos
Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/jnw01



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *