Na próxima terça-feira (4), Londrina recebe o Inovemm 2024, o maior evento de inovação para o setor eletrometalmecânico do Paraná. Em pauta, temas como tecnologias industriais, ESG – melhores práticas ambientais, sociais e de governança -, inovação aberta, oportunidades de negócios com a China. O encontro será no Villa Planalto, que fica na Avenida Tiradentes, nº 6.399, a partir das 8h. As inscrições podem ser confirmadas no link: https://bit.ly/3X1Of05.
A palestra de abertura, marcada para as 9h30, traz o head de estratégias e oferta manufatura na TOTVS, Marcelo Gramigna, para falar sobre “O uso de dados e inteligência para impulsionar resultados”. Também estão previstos quatro painéis interativos com especialistas, ao longo do dia, para discutir sobre temas como “Tecnologias Industriais”; “China: Desafios e Oportunidades”; “Inovação Aberta”; “Capital para Inovação”; “ESG”; e “Para onde o mundo dos ecossistemas de inovação está caminhando”.
O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, destaca que o Inovemm recebe, todos os anos, empresários de várias partes do Paraná. Além disso, o evento tem um grande público on-line, já que os conteúdos são gravados e ficam disponíveis posteriormente no Youtube para serem acessados em todo o Brasil. O consultor lembra que, em parceria com o Inovametal, foi realizado um pré-evento em Maringá, como parte das ações da Aliança Estratégica Londrina-Maringá.
“O Inovemm é um evento de relacionamento, conteúdo e experiência. Um dia de imersão em inovação para o setor eletrometalmecânico. Os empresários vão investir em muito conhecimento e networking e sair transformados, com muitas ideias para aplicar e conectar o ecossistema aos seus negócios”, afirma Ishikawa.
O presidente do Inovemm, o ecossistema eletrometalmecânico, Brahim José Málaque Neto, informa que a região de Londrina concentra 3.041 empresas do setor. Segundo ele, as temáticas trazidas neste ano se conectam com as demandas dos empresários, entre elas a busca por parceiros, capital humano e recursos para investir em inovação. Todo o conteúdo é focado no aumento da produtividade do segmento.
“Vamos apresentar oportunidades de contato direto com tecnologias da indústria 4.0. Durante o evento, teremos 18 startups e empresas expondo no espaço”, lembra Brahim.
O presidente do Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal Norte PR), Ricardo Candido da Silva, diz que o evento também vai trazer casos de sucesso de empresas e suas experiências com a inovação. Ele conta que, em 2024, o formato do evento está mais interativo, com mais painéis do que palestras, para favorecer a troca de ideias e o conhecimento.
“Ainda é um desafio para o setor estabelecer uma cultura de inovação. Muitas empresas não se atentaram que a inovação é um fator competitivo no mercado, não só na forma de novos produtos, mas nos processos e produção, e o evento vem despertar isso nos empresários”, comenta.
O Inovemm 2024 é uma realização do Sindimetal Norte-PR e do Sebrae/PR, com promoção do Inovemm, e apoio institucional de Estação 43, Acil, UEL e UTFPR.