Três municípios da região sudoeste do Paraná consagraram-se vencedores do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Pato Branco, Francisco Beltrão e Bom Jesus do Sul foram premiados na solenidade que aconteceu na última quinta-feira (18), em Curitiba. Ao todo, foram 145 projetos inscritos nesta edição do PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do Paraná.
A cerimônia de entrega contou com a participação de representantes de 27 municípios, totalizando 30 projetos nas categorias: Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; e Governança Territorial.
Na categoria Turismo & Identidade Territorial, Pato Branco concorreu na final com as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais. Já na categoria Sala do Empreendedor, o município de Francisco Beltrão concorreu com as cidades de Araucária e Guaíra. E na categoria Governança Territorial, Bom Jesus do Sul concorreu com as prefeituras de Santa Helena e Siqueira Campos.
Gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destaca que a premiação é fruto de políticas públicas estruturadas e pensadas em benefício das comunidades.
“Pela primeira vez tivemos três prefeituras da região premiadas. É uma grande satisfação e motivo de orgulho podermos ver projetos tão bem estruturados e que estão sendo executados em benefício da população, estimulando o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento local. Vencedores, finalistas ou inscritos, todos participaram com suas histórias reais e que estão impactando as suas comunidades”, pondera Cesar.
Vencedoras
A Prefeitura de Francisco Beltrão, com o projeto “Realizando Sonhos”, foi a vencedora na categoria Sala do Empreendedor, onde são disponibilizados atendimentos, informações e serviços para microempreendedores individuais (MEI). O trabalho realizado no município se tornou referência para o Paraná. Atualmente, Francisco Beltrão tem mais de 7 mil MEI que contam com o apoio da Sala do Empreendedor.
“Estamos orgulhosos da nossa equipe que atua na Sala do Empreendedor. Proporcionamos a estrutura e as ferramentas necessárias, mas o diferencial são os profissionais que realizam o trabalho com dedicação e comprometimento”, reconhece o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.
A Prefeitura de Pato Branco foi reconhecida como vencedora com o projeto “Pato Branco – Destino Turístico Inteligente”, na categoria Turismo e Identidade Territorial.
“Ao promovermos as potencialidades locais, valorizando a cultura, a identidade e a história de nossa cidade, os pato-branquenses vêm fortalecendo a autenticidade que faz desse lugar tão especial”, comemora o prefeito Robson Cantu.
Já na categoria “Governança Territorial”, com o projeto “La Frontera – O que é bom passa aqui”, a vencedora foi a Prefeitura de Bom Jesus do Sul, na divisa com a Argentina. O prefeito Hélio José Surdi comenta ser uma satisfação ter o reconhecimento por parte do Sebrae/PR, da sociedade e dos 21 municípios que eles representam.
“Não tenho dúvida de que, quando trabalhamos juntos, integrados, unindo forças, temos a maior possibilidade de trazer benefícios para a nossa população, que é aquilo que nós sempre primamos. Me sinto honrado em poder representar esse território e contar com o apoio de todos, para desenvolvermos nossa região”, afirma.
Com o resultado, segundo Surdi, agora é hora de pensar na etapa nacional.
“Sabemos que temos um grande desafio pela frente. Se conseguirmos mais essa vitória, dedicaremos o feito às populações dos 21 municípios. Nossa região é de fronteira, uma região turística também, onde as pessoas frequentemente visitam. Espero que, com o projeto, possamos levar benefícios para todas as pessoas que forem conhecer nossas terras” pontua.
O PSPE reconhece iniciativas que contribuem para um ambiente de negócios favorável para o crescimento das micro e pequenas empresas. Os vencedores irão competir na final nacional, em Brasília, prevista para o dia 11 de junho.
Finalistas
A região sudoeste do Paraná contou ainda com outras prefeituras entre as finalistas do PSPE. Capanema na categoria Compras Governamentais ao lado dos municípios de Jacarezinho e Foz do Iguaçu. E, Palmas, foi finalista na categoria Empreendedorismo na Escola, juntamente com Assaí e Guarapuava. Outro município que contempla a Regional Sul do Sebrae/PR, Bituruna, foi finalista ao lado de Curitiba e Itaipulândia, na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente.
Confira as prefeituras premiadas:
Cidade Empreendedora – Jacarezinho. Iniciativa: Jacarezinho mais.
Compras Governamentais – Foz do Iguaçu. Iniciativa: Compras públicas – Uma política que transforma.
Empreendedorismo na Escola – Assaí. Iniciativa: Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego.
Empreendedorismo Rural – Cerro Azul. Iniciativa: Desenvolvimento integrado da cadeia produtiva do citrus.
Governança Territorial – Bom Jesus do Sul. Iniciativa: La Frontera – O que é bom passa aqui.
Inclusão Produtiva – Ponta Grossa. Iniciativa: Dona de mim: resgate e inclusão produtiva através do empreendedorismo.
Sala do Empreendedor – Francisco Beltrão. Iniciativa: Realizando sonhos.
Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo – Londrina. Iniciativa: Estação 43 – Ecossistema de inovação de Londrina.
Sustentabilidade e Meio Ambiente – Curitiba. Iniciativa: Curitiba cidade sustentável.
Turismo e Identidade Territorial – Pato Branco. Iniciativa: Pato Branco – Destino Turístico Inteligente.
–