Startups contam histórico de sucesso na participação do ConectaPR | ASN Paraná


Está chegando o maior encontro de inovação e startups do Paraná, com dois dias de programação qualificada e networking para promover o ecossistema. Realizado pelo Sebrae/PR, o ConectaPR 2024 reúne palestras, workshops, mentorias, consultorias e exposição em um mesmo local, nos dias 14 e 15 de junho, na sede de Curitiba (Rua Caeté, nº 150, Prado Velho). As inscrições podem ser feitas pelo link https://sebraepr.com.br/conecta/.

Entre os palestrantes estarão referências no mercado: Mari Maria, influenciadora com mais de 50 milhões de seguidores, empresária de 31 anos fundadora da Mari Maria MakeUp e Mari Maria Hair, especializadas em beleza e maquiagem; Igor Coelho, CEO do Grupo Flow, apresentador e criador de um dos podcasts de maior audiência do Brasil, com mais de 11 milhões de seguidores; e Diego Barreto, recém nomeado presidente do iFood, mentor da Endeavor e colunista na MIT Tech Review.

Evento vai reunir 25 estandes de startups expositoras na sede de Curitiba do Sebrae/PR. Foto: Eduardo Pereira. 

A edição de 2023 do ConectaPR reuniu mais de 600 participantes, com 35 estandes de startups.

“A gente quer promover o networking entre empresários inovadores, investidores e os diversos atores do ecossistema do Paraná. Teremos caravanas de todas as regiões do Paraná, além de 25 startups expositoras, inclusive com estande formado pelas startups do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado [Prime], em parceria com o Governo do Estado”, detalha Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR.

Gestão de compras

Criada há cinco anos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para automatizar a gestão dos processos de compras nas empresas, o chamado backoffice, a Blueezz oferece uma plataforma de e-procurement para compras on-line.

“Somos um serviço de inteligência em compras. Nosso público-alvo são empresas de médio e grande porte que possuem uma área de compras interna. De forma estratégica, as compras ajudam na redução de custos. Durante muitos anos, essa área foi negligenciada como um custo, e não como estratégica. Essa tendência de mercado mudou há uns dez anos, então a gente se especializou”, conta Edgar Meante, CEO da Blueez.

Criada em São José dos Pinhais, a Blueez automatiza o serviço de backoffice nas empresas. Foto: divulgação.

Um dos diferenciais da Blueez, segundo Edgar, é ser uma plataforma de e-procurement focada em processos.

“Com isso, a gente entende o processo de cada empresa, conseguimos customizar e nos adaptar ao cliente. Por conta disso, criamos uma mascote: a Kamille é um camaleão, para simbolizar essa adaptabilidade. Do início ao fim de 2023, aumentamos nosso faturamento em oito vezes. De meta para 2024, queremos crescer a empresa pelo menos três vezes”, compartilha.

Edgar Meante comenta a experiência no ConectaPR. “Nossa estratégia está ligada ao Sebrae. Em 2022, principalmente, foi um divisor de águas para a startup, por conta da proximidade com outros empresários, negócios e exposição em eventos. Já fizemos algumas exposições no ConectaPR e em outros eventos do Sebrae, dentro da nossa estratégia de venda”, ressalta o CEO.

Contratações públicas

Com uma solução para democratizar as contratações públicas e uma tecnologia que apoia todas as fases do processo em um só lugar, a Governize foi criada em 2021 pelo CEO Thiago Taura Cherbiski e o CFO Felipe Leonardo Dancini. A sede é em Guarapuava, nos Campos Gerais, mas a maior parte do time está em Curitiba com atendimento para todo o País.

A motivação para sua criação, segundo Thiago Cherbiski, foi compartilhar a expertise em vendas para órgãos governamentais com outras empresas.

Thiago Cherbiski e Felipe Dancini são os sócios fundadores da Governize, de Guarapuava, startup que democratiza contratações públicas. Foto: divulgação.

“Queremos replicar as boas práticas e processos que as empresas utilizam por anos para montar uma máquina de venda para o governo eficaz e altamente produtiva, fazendo desse canal uma fonte de receita recorrente. Tivemos uma experiência positiva no ConectaPR 2023, um evento completo em todos os sentidos, tanto na geração de networking e integração com o ecossistema, como para adquirir conhecimento nas palestras com referências do mercado”, testemunha.

Para a Governize, segundo Thiago, surgiram parcerias estratégicas para alavancar o negócio com outras startups, além de absorver boas práticas sobre como empresas estão resolvendo problemas.

Educação criativa

Vindo de Cambé, no Norte do Estado, Tiago Mariano é CEO da Educação Criativa Sistema de Ensino, startup que oferece cursos e treinamentos para educadores e treinou mais de 30 mil professores, capacitados em novas e obrigatórias competências para os tempos atuais e futuros.

“Somos uma empresa focada no serviço público, trazemos outras startups para compor nossa solução como diferencial competitivo no mercado. Tivemos uma experiência positiva no ConectaPR 2023, com conexões valiosas, em especial com um representante de um fundo de investimento. Ele nos conectou com uma startup do Maranhão focada em soluções para povos originários. Apesar de atuar principalmente no setor público, eles estão abertos a oportunidades no setor privado”, relata Tiago.

A startup Educação Criativa surgiu em Cambé, no norte do Paraná, iniciativa do CEO Tiago Mariano. Foto: divulgação.

O reconhecimento ao trabalho da Educação Criativa se traduz em mais de 70 prêmios recebidos de autoridades governamentais e instituições de educação e tecnologia, segundo o CEO.

“São sempre bem-vindas experiências novas para que o mercado nos conheça. Para nós, foi muito importante participar do evento e conhecer outras startups que podem somar ao nosso trabalho, dentro dessa criação de novos mecanismos de ensino e aprendizagem, que é o nosso foco”, completa.

ConectaPR 2024

Datas: 14 de junho, das 13h às 21h; 15 de junho, das 9h às 13h30.

Local: Sebrae Curitiba (Rua Caeté, nº 150, Prado Velho).

Inscrições pelo site https://sebraepr.com.br/conecta/.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *