Sessão de negócios favorece aproximação da marca Saborense com compradores | ASN Santa Catarina


Com o objetivo de aproximar os compradores do comércio varejista de alimentos das agroindústrias da marca coletiva Saborense foi realizado, na última sexta-feira (31), uma sessão de negócios, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.

A metodologia do evento permite que os empresários apresentem seus produtos e/ou serviços em um espaço de tempo determinando, conheçam novas empresas e aumentem sua rede de negócios. Essa iniciativa foi do Sebrae/SC com a organização da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAA-SC), proprietária da marca Saborense: sabor catarinense.

De acordo com o presidente da entidade Wolmir de Souza, que comandou a sessão de negócios, participaram representantes dos mais de 60 associados (entre agroindústrias, fornecedores e representantes comerciais) e compradores das maiores redes varejistas de alimentos da região sul do Brasil. “O evento surpreendeu positivamente. Temos certeza que acertamos na estratégia, principalmente, por proporcionar muito networking. Agradecemos a parceria do Sebrae/SC”, analisou.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, recordou que pela parceria de longa data entre as instituições foram viabilizados os seguintes projetos: central de compras, capacitação gerencial, unificação de processos fiscais e tributários, desenvolvimento de uma marca coletiva – Saborense –, e lançamento de uma linha original de 13 produtos de proteína animal durante a Exposuper, em Joinville. “Agora o objetivo foi de demonstrar as características artesanais das receitas passadas de geração e produzidas pelas pequenas indústrias catarinenses”, comentou ao destacar que a ação foi possibilitada pelo Projeto Setorial de Alimentos e Bebidas da Unidade de Chapecó e também do Estado de Santa Catarina.

HISTÓRICO

A ASAA-SC, que depois deu origem à Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, foi criada em 2016 com sede no município de Concórdia (SC), como projeto-piloto para a criação de uma Central de Compras e uma marca coletiva. O objetivo inicial – que se mantém até hoje – foi centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços e a redução do custo operacional. Além disso, fomentar o ramo agroindustrial, estimular o crescimento de forma cooperada entre os seus associados, beneficiando toda a cadeia produtiva até o consumidor final.

A integração da rede de pequenas agroindústrias (entre elas, frigoríficos) possibilitou a criação da marca estadual Saborense e ampliou as oportunidades das pequenas empresas por meio de uma padronização de produtos e processos capazes de assegurar qualidade em todas as etapas e no produto final. O que assegura ao consumidor qualidade, disponibilidade de itens e uma característica cultural e familiar que é específica deste segmento. A criação do conceito da marca coletiva teve apoio do Sistema “S” (Sebrae, Faesc/Senar, Fiesc/Senai, Senac) e Unochapecó. Em 2020, foi instituída a marca coletiva, com identidade própria e formalizada a cooperativa para centralizar as vendas dos produtos.

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Fonte: Sebrae

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