Seminários do AgroNordeste impulsionam empreendedorismo feminino no setor rural | ASN Rio Grande do Norte


Natal – O empreendedorismo tem sido um caminho para independência financeira de mulheres, ainda mais no setor rural, onde representa uma alternativa para o desenvolvimento sustentável de comunidades agrícolas. Para estimular e reconhecer a importância da atuação feminina no campo, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove o ciclo de Seminários Sebrae Delas – Mulheres do Agro. A ação faz parte do programa AgronNordeste e o primeiro será realizado neste sábado (06), em Currais Novos, no auditório do IDIARN. A série prevê eventos semelhantes em outras regiões do estado entre os meses de abril a maio.

A ideia é fortalecer a participação feminina nos negócios rurais e contribuir para multiplicar a contribuição das empreendedoras em atividades desde a agricultura e a agroindústria até o artesanato. E, assim, torná-las elemento chave para a promoção da igualdade de gênero, o estímulo ao desenvolvimento econômico e o fortalecimento comunitário.

Um dos destaques da programação do seminário deste sábado é a presença da produtora rural e influenciadora Maria Lúcia, que ganhou visibilidade nas redes sociais em 2022 por compartilhar seu dia a dia na fazenda. A agricultora potiguar vai dividir sua experiência, abordando temas como marketing digital, autocuidado e bem-estar. As outras datas dos Seminários incluem 16 de abril em Santa Cruz, 18 de abril em São Miguel e 25 de maio em Caicó.

O Sebrae Delas tem se estabelecido como uma importante estratégia para ampliar a contribuição das mulheres no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Desde seu lançamento em 2021, o programa já beneficiou diretamente mais de 900 mulheres, oferecendo capacitação e orientações sobre temas relacionados ao empreendedorismo.

A gestora do Projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN, Elisete Lopes, ressalta os frutos da iniciativa.Para Elisete Lopes, para promover o protagonismo feminino no campo, é necessário uma estratégia ampla, abrangendo desde educação e políticas inclusivas até capacitação em tecnologia e inovação, sem esquecer da importância da saúde e do bem-estar.

“Em três anos do projeto, os negócios tiveram um aumento de 24% no faturamento e conseguiram expandir suas ofertas com um acréscimo de 62% em novos produtos e serviços. Isso mostra o quanto programas focados em inovação e crescimento são importantes para ajudar essas empreendedoras a se destacarem no mercado,” avaliou a gestora.

Segundo Elton Alves, gestor do Programa AgroNordeste no RN, o esforço do programa reúne parceiros do Ecossistema de Inovação do Agron no RN – ELI Agro, a fim de oportunizar e fortalecer a gestão dos negócios rurais liderados por mulheres.

“Promover o protagonismo feminino no campo envolve educação, acesso igualitário a recursos, empreendedorismo, redes de apoio, inovação tecnológica, políticas inclusivas, saúde e bem-estar, e conscientização comunitária. Essas ações não só capacitam as mulheres rurais, mas também fortalecem o desenvolvimento sustentável das comunidades agrícolas, reconhecendo e ampliando a contribuição das mulheres na agricultura,” ressaltou Elton.

Atrações 

A programação do Sebrae Delas é realizada em parceria com as Agências Regionais do SEBRAE/RN e parceiros locais como Sindicatos Rurais, Prefeituras, etc., combina atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, realizada através de palestras técnicas e encontros de negócios, exploram temas macroeconômicos, de mercado, setoriais e boas práticas adotadas por outras organizações, garantindo acesso a informações relevantes, conforme a programação:

8h – Credenciamento/Café de boas vindas
8h30 – Abertura
9h Palestra: Gestão Empresarial Rural
10h – Palestra: Soluções do Banco Nordeste para realização de projetos + Depoimentos clientes
11h – Os desafios da mulher do Agro
11h30 – Boas práticas de autocuidado e presença digital
12h – Oportunidades de premiações para mulheres do agro
12h30 – Encerramento

Os eventos promovidos pelo programa também se destacam como valiosos espaços de networking, fomentando conexões estratégicas entre as participantes.

Os pilares do Sebrae Delas – Mulheres do Agro

Com uma estrutura fundamentada em três pilares essenciais, o programa tem como objetivo fomentar o crescimento pessoal e profissional das participantes, bem como estimular a criação de uma sólida rede de empreendedorismo feminino.

O primeiro pilar, denominado “EU”, foca no desenvolvimento individual da mulher, abrangendo áreas como vida pessoal, carreira, família e saúde, com base nos princípios da Psicologia Positiva. Já o pilar “MEU”, se concentra nos aspectos práticos do negócio, ideia ou projeto da empreendedora, oferecendo diretrizes para alcançar a maturidade e crescimento empresarial. Por último, o pilar “NÓS” destaca a importância da construção de laços entre as mulheres, promovendo a integração e o fortalecimento de uma comunidade de empreendedoras, visando ao suporte mútuo e à expansão de redes de negócios femininos.

O circuito Sebrae Delas Mulheres do Agro 2024 é uma iniciativa patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB), contando com a colaboração de diversos parceiros como o SENAR, o AgroSertão, e integrando o plano estratégico do ELI Agro – Ecossistema Local de Inovação do Agro no Rio Grande do Norte.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *