“Sementes de Bons Frutos”: Anchieta lança marca de artesanato turístico | ASN Santa Catarina


Em parceria com o Sebrae/SC, o município destaca o potencial de seus atrativos
Recentemente a Administração Municipal de Anchieta, em parceria com o Sebrae/SC, recebeu o Plano Municipal de Cultura, entregou da marca do artesanato turístico do município e também lançou a coleção “Sementes de Bons Frutos”. O evento aconteceu nas dependências do Salão Paroquial e reuniu 15 artesãos participantes, familiares, amigos e comunidade.

Os consultores do Sebrae/SC envolvidos no projeto, Aline Andres e Alex Rodrigues de Morais, destacaram as conversas com diversas pessoas da comunidade, visando conhecer um pouco da história, da cultura e do turismo. “O objetivo foi ressaltar o potencial turístico de Anchieta, por meio de uma identidade única que promove e valoriza os atrativos locais. O que resultou em um catálogo com 60 produtos”, ressaltou Aline.

Na identidade os destaques foram as Sementes Crioulas, pontos turísticos como as 136 cachoeiras, o pôr do sol, matas, orquídeas, passeios de balão e transporte de turistas pelas famosas kombis. O prefeito Ivan José Canci esteve no lançamento e reforçou a importância dessa ação para o fortalecimento do artesanato e do turismo. “Agradecemos imensamente a parceria com o Sebrae/SC e aos artesãos que apostaram nesse projeto, construindo esse primeiro trabalho voltado ao artesanato turístico. Conseguimos uma coleção de técnicas diferenciadas e muita qualidade”, destacou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enfatizou que são positivas as perspectivas de desenvolvimento turístico na região. “É uma honra para o Sebrae/SC poder contribuir com a valorização do artesanato e do turismo em Santa Catarina. Apoiando iniciativas que promovem a competitividade dos negócios e estimulem o desenvolvimento turístico em Santa Catarina”, comemorou.

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE ANCHIETA

O Plano Municipal de Cultura de Anchieta conta com ações culturais que serão desenvolvidas na cidade pelos próximos dez anos. Além disso, permite o acesso à produção e à apropriação da cultura, a sua valorização como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico, o estabelecimento de um sistema público e participativo de gestão e o acompanhamento e avaliação das políticas culturais. O Plano integra o Sistema Municipal de Cultura e é requisito fundamental para a implementação do Sistema Nacional de Cultura para todos os municípios brasileiros.

O documento é fruto de um trabalho de nove meses de consultoria. Entre as ações estiveram a elaboração do diagnóstico cultural do município e a realização de três Seminários Participativos, nos quais a comunidade local pode ter voz.

Os artesãos do município desenvolvem trabalhos com bordados diversos, costura criativa, artefato em madeira, pintura, crochê, colagem de sementes, trançado de palha, bonecas, flores desidratadas, resinas, vimes e macramé.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site





Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *