Semana do MEI abre com ampla programação em todo o Pará | ASN Pará


Foi aberta nesta segunda-feira (20), a 15ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA). Até o dia 24 de maio, os MEI ou quem deseja se tornar um terá à disposição uma programação gratuita recheada com lives nacionais e locais, cursos, oficinas e orientações em todo o estado do Pará, além do atendimento presencial e a Arena Agência Digital, em Belém.

As inscrições para participar podem ser feitas pela internet, pelo telefone 0800 570 0800 ou diretamente nos pontos de atendimento da instituição ou em espaços de parceiros, como as Salas do Empreendedor, que ficam em todas as regiões paraenses.

“Nós temos uma programação bastante extensa em Belém e mais 88 municípios do Pará. São mais de 700 capacitações no estado todo. Nós temos também, como novidade, a Arena COP 30, com uma equipe capacitada para introduzir o MEI ou quem deseja se tornar um nesse mundo de COP. Além disso, temos também negociação de débito, orientações e, pelo segundo ano, a arena Histórias de Sucesso, onde empreendedores falam de seus projetos bem sucedidos, mas também falam um pouco de suas dificuldades”, enumerou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Ari Castro dos Santos possui uma assistência técnica de eletrodomésticos e procurou o atendimento do Sebrae na Semana do MEI para verificar a situação cadastral de sua empresa e quitar eventuais débitos que possam existir. “Toda vez que eu venho, o atendente é muito atencioso. Hoje, eu fiz a declaração do MEI e vou retornar. Eu saí feliz, porque consegui deixar tudo encaminhado para quinta-feira voltar”, declarou.

“Além de vir buscar o conhecimento, eu também pretendo abrir o MEI. Eu estou estudando justamente para saber com qual produto eu vou trabalhar. Por enquanto, eu já comecei a construção de um espaço onde será a recepção de pessoas, para que elas façam uma espécie de turismo de exploração. Quero trabalhar com plantação de cheiro verde, chicória, onde o próprio cliente poderá colher os produtos que vai comprar”, explicou a professora aposentada Ana Sousa, moradora da Ilha do Combu, que fez o curso de Análise de Mercado.

Zíngara Capeloni é proprietária da Colazione Buffet e Eventos desde 2014. Ela já é MEI e fez o curso de confeitaria, em busca de novas combinações de sabores para seu menu. No curso, ela aprendeu a fazer e experimentou o “Só o creme”, bolo de açaí com recheio de tapioca granulada e pralinê de castanha do Pará.

“O Sebrae está com uma programação incrível para essa semana e eu quero participar do máximo que eu puder. Já tinha um tempo que eu não participava de cursos como esse e aprender essas tendências do mercado, misturar o açaí com a tapioca, o cupuaçu com a castanha em um bolo só foi uma experiência incrível”, revelou.

Atualmente, no Pará, estão registrados 332.539 MEI, desses, a expectativa do Sebrae é atender cerca de 10 mil durante a programação. Tanto em Belém quanto nas agências em outras cidades do estado, os atendimentos ocorrerão das 8h às 18h.

Atendimento em Belém

Em Belém, a programação inclui também a Arena Agência Digital, onde há discussões sobre a inserção digital do MEI com experts em marketplace, como Rapha Falcão, Juliano Kimura e especialistas do Mercado Livre.

Além disso, na capital há ainda atendimento presencial com orientações aos participantes e uma Feira de Negócios, na qual serão comercializados produtos de 10 empresas dos segmentos de beleza e estética, economia criativa e alimentação fora do lar.

Algumas instituições importantes ao MEI também estão com técnicos atendendo, em Belém. São elas Sescon, Correios, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banpará, Mercado Livre, OCRIM e Unama.

O Sescon orientando aos empreendedores sobre regularização das empresas; os bancos oferecem informações de serviços financeiros e acesso a crédito e Mercado Livre, OCRIM e Unama estarão nas áreas de capacitação.

Evento nacional

A Semana do MEI é realizada pelo Sebrae em todo o Brasil e é considerada o maior evento de empreendedorismo e negócios para o segmento no país.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *