O Sebrae-SP está com 45 vagas abertas gratuitas para o 4º ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) para as cidades de Alto Alegre, Araçatuba, Bilac, Birigui, Clementina, Gabriel Monteiro, Luiziânia, Piacatu, Santópolis do Aguapeí e Valparaiso. Focado no segmento agro, o projeto ALI Rural vai atender produtores e produtoras rurais que estejam em um momento de busca pelo desenvolvimento de novos produtos, soluções, serviços ou modelo de negócios para melhoria dos processos produtivos e acesso a novos mercados, tudo visando a implementação de inovações nos negócios e aumento de faturamento.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro pelo link. O ALI Rural terá duração de oito meses e terá como foco o aumento de faturamento e na inovação para auxiliar as propriedades rurais que encontram dificuldades em ampliar suas participações no mercado.
A metodologia do programa consiste em um diagnóstico inicial realizado por agentes especialistas em agronegócios para que sejam trabalhadas cinco vertentes fundamentais: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas. Serão realizados encontros individuais na propriedade rural e coletivos por agentes locais de inovação do Sebrae, para que sejam mensurados os resultados dentro do plano de ação estabelecido entre o agente e o produtor rural para o crescimento do negócio.
“O ALI Rural é um programa gratuito feito sob medida para o segmento agro. Mais de 6,2 mil produtores e produtoras rurais de todo o Estado já participaram do projeto desde janeiro de 2022 e apresentam resultados bastante significativos, como 16,5% de aumento médio de faturamento e 56% de inovação e modernização, principalmente em processos que fazem a diferença no dia a dia da gestão das propriedades rurais e fazem com que se tornem cada vez mais competitivas no mercado”, destaca a gestora estadual do programa ALI Rural do Sebrae-SP, Vanessa de Lima e Silva.
Podem participar do Programa ALI Rural produtoras e produtores ruais formalizados ao menos um dos seguintes documentos: CNPJ, sendo MEI Rural, ME ou EPP; DAP, CAF, NIRF, Inscrição Estadual, Registro de Pescador ou CAEPF.
–