Sebrae realiza oficinas com foco no fortalecimento do Associativismo e da Agricultura Familiar | ASN Bahia


Fortalecer a Agricultura Familiar e fomentar o Associativismo. Esses são os dois principais objetivos da série de oficinas voltadas para agricultoras familiares, destacando a importância do associativismo, que serão realizadas pelo Sebrae em parceria com o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA).

As capacitações serão ministradas entre os dias 27 e 30 de maio, nas cidades de Ibititá, Ibipeba, Lapão, Presidente Dutra e Uibaí. As atividades fazem parte do Projeto ATER BIOMAS, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no campo, com especial atenção ao público feminino.

O objetivo é capacitar as agricultoras familiares para que possam atuar de forma mais organizada e eficiente, promovendo o associativismo e o fortalecimento da agricultura familiar.

Para o gestor de projetos do Sebrae em Irecê, Mauro Viana, essa oportunidade é fundamental para mostrar a importância da coletividade na busca de políticas públicas e mais investimento para a agricultura familiar do território de Irecê. “O Sebrae vai realizar essas oficinas de Associativismo para mostrar a importância da união e colaboração entre agricultoras para alcançar objetivos comuns, e o nosso é de empoderar as agricultoras familiares, proporcionando conhecimento e ferramentas que as ajudem a se organizar melhor e a aumentar a produtividade de forma sustentável. As oficinas são um passo crucial para alcançar esse objetivo”, afirmou o gestor.

Inscrição gratuita ou mais informações através do telefone (75) 99833-5313.

Projeto Ater Biomas

Iniciado em fevereiro de 2023, o ATER BIOMAS é um projeto de quatro anos financiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e BAHIATER, e executado pelo CAA. O projeto abrange cinco municípios: Lapão, Ibititá, Ibipeba, Presidente Dutra e Uibaí, beneficiando 540 agricultores, com um enfoque particular nas mulheres e jovens. Conforme o edital, 50% dos assistidos são mulheres e 20% são jovens, porcentagens que o projeto ultrapassou com sucesso.

O projeto ATER BIOMAS enfrenta o desafio de promover a inclusão e a igualdade de gênero no campo, ao mesmo tempo em que busca a sustentabilidade econômica e ambiental. Através das oficinas, as agricultoras terão a oportunidade de aprender, trocar experiências e desenvolver habilidades que contribuirão para o crescimento de suas atividades produtivas.

As oficinas são uma iniciativa que visa não apenas capacitar, mas também inspirar e motivar as agricultoras a se unirem e a trabalharem juntas para um futuro mais promissor. Com o apoio contínuo do Sebrae e outras entidades envolvidas, o Projeto ATER BIOMAS segue firme em seu propósito de transformar a realidade das comunidades rurais.

Programação

Oficina de Associativismo

27.05 – 8h às 12h: Comunidade de Lagedão em Ibititá

28.05 – 8h às 12h: Comunidade de Alto Branco em Uibaí

28.05 – 14 às 18h: Comunidade de Carro em Presidente Dutra

29.05 – 8h às 12h: Comunidade de Zé Rufino em Ibipeba

30.05 – 8h às 12h: Comunidade de Lajedinho em Lapão

30.05 – 14h às 18h: Comunidade de Alfredo Redondo em Ibititá

Inscrição: Gratuita através do telefone (75) 99833-5313



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *