O programa “Sebrae na sua Empresa” acaba de ultrapassar a marca de 21.300 atendimentos na Bahia. A iniciativa oferece gratuitamente orientação técnica a Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) em 184 cidades baianas, mas a previsão é que este número aumente para 200 municípios na Bahia até o final do ano. “Com a iniciativa, o empresário não precisa se deslocar e pode receber a visita na empresa do nosso agente, que vai realizar um diagnóstico inicial de gestão empresarial, que permite que sejam identificadas quais as áreas devem ser trabalhadas para melhorar a gestão da empresa”, explica a coordenadora do programa na Bahia, Marília Gonçalves.
Um Agente de Orientação Empresarial – contratado através de empresas credenciadas ao programa – vai presencialmente até o empresário, que responde a um diagnóstico de gestão empresarial através de aplicativo do Sebrae, baseado nas cinco principais áreas em que as empresas têm maior necessidade (Finanças, Marketing, Planejamento, Inovação e Pessoas). O atendimento presencial pode também ser solicitado, gratuitamente, através do link.
A partir do diagnóstico, o empresário recebe orientação técnica para sanar suas principais necessidades e um Guia de Soluções que contém planilhas, ferramentas, e-books e diversos materiais relacionados aos temas que precisam ser aprimorados na empresa. Somente em 2023, o Sebrae realizou mais de um milhão de atendimentos, no país. “A nossa expectativa é de atingir um pouco mais de 50 mil empresas (ME e EPP) este ano”, prevê Marília Gonçalves.
“O agente sinaliza aos gestores do Sebrae se o cliente que recebeu diagnóstico precisa de atendimento prioritário e em que áreas. A partir disso, os gestores das regionais, através do aplicativo, visualizam os atendimentos e identificam se há necessidade de promover em determinada região uma consultoria, capacitação ou evento, de Finanças ou Marketing, por exemplo”, esclarece a gestora. “O objetivo do programa é trazer esse cliente para o relacionamento com o Sebrae. Essa estratégia é uma referência em captação qualificada de clientes para a esteira de relacionamentos do Sebrae”, complementa.
Diagnóstico
Desde 2015 o casal Rafael Cerqueira Pedra e Jéssica Alves Oliveira comanda a D’Gust, que produz hambúrgueres e pizzas artesanais. A empresa tem uma loja física e dois food trucks em Ilhéus (BA). Em abril deste ano, eles receberam a visita de um agente de orientação empresarial do Sebrae e, após passarem pelo diagnóstico inicial, identificaram que deveriam incrementar as estratégias de marketing digital de forma mais assertiva e profissional; organizar as finanças (separando o que deve ser destinado à empresa e o que pode ser retirado para uso pessoal); e aprimorar as técnicas de precificação.
Rafael lembra que a partir da pandemia a concorrência em sua cidade cresceu bastante e isso tem impactado no seu faturamento. “Nós sempre levamos o negócio sem muita formalização e sempre deu certo. Mas hoje nós temos muitas hamburguerias em Ilhéus, fazendo basicamente o mesmo tipo de produto, com preços diferenciados”, apontou. Segundo o empresário, depois que teve a D’Gust avaliada pelo agente do Sebrae, decidiu que deve se aproximar mais do Sebrae para conhecer e pôr em prática as ferramentas disponibilizadas para alavancar os rendimentos do negócio.