Sebrae Minas destaca resultados do Educampo Leite na Expoagro 2024 | ASN Minas Gerais


O Sebrae Minas está presente na 53ª edição da Exposição Agropecuária de Governador Valadares (Expoagro-GV), considerada uma das maiores e mais tradicionais do estado. O evento será realizado até o próximo sábado (14/7), no Parque de Exposições José Tavares Pereira. Entre as atividades propostas, será feita a apresentação dos ganhos proporcionados pelos dez anos de atividades do programa Educampo Leite na região.

Nesta quinta-feira (11/7), o Sebrae Minas, responsável pela execução do programa, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, vai demonstrar como a iniciativa contribuiu para o aumento da produtividade e da qualidade do produto, por meio do apoio técnico e gerencial aos produtores. A atividade será realizada às 16h, no estande da cooperativa.

O Educampo é uma plataforma do Sebrae Minas que conecta produtores, consultores e empresas parceiras, tendo como princípio ampliar a capacidade de gestão dos negócios do campo, por meio da aplicação de inteligência de dados. A iniciativa vai além do conceito da assistência técnica tradicional, criando oportunidades para promover o desenvolvimento contínuo de toda a cadeia produtiva.

Cerca de 50 produtores da região de Governador Valadares já foram atendidos pelo programa. Segundo o consultor do Sebrae Minas Bruno Magalhães, em 2014, o volume médio diário de leite captado pelos cooperados era de 322 litros. “Em 2024, o volume médio mensal, entre os meses de janeiro e maio, ultrapassou a marca de 735 litros/dia, evidenciando a contribuição do programa para a sustentabilidade da atividade leiteira”, pontua.

Capacitações gratuitas

Ainda durante a 53ª edição da Expoagro-GV, o Sebrae Minas vai promover atividades gratuitas para capacitação e apoio aos empreendedores do agro. Nesta quarta-feira (10/7), às 16h, no Tatersal, o destaque será para a presença das mulheres no campo, por meio da 2ª edição da palestra “A Voz da Mulher Empreendedora – Gestão e Sucessão Familiar”, com os especialistas em direito tributário e empresarial Lu Romancini e Mauro Pureza.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até uma hora antes do início do evento, pelo Sympla. A ação é uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce; União Ruralista do Rio Doce; Sicoob Crediriodoce; Sindicato Rural; Univale; Rehagro; e Sistema Faemg/Senar, com apoio da Emater ABCZ Mulher e Mulheres no Agro.

Ainda em parceria com a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, na sexta-feira (12/7), o Sebrae Minas vai ofertar consultorias gratuitas de gestão para empreendimentos rurais para auxiliar os produtores a aperfeiçoarem os negócios no campo. Os atendimentos serão realizados no Galpão Leiteiro da Cooperativa das 8h às 18h, mediante agendamento prévio, que deverá ser feito pelo número: (33) 3202-8300.

Rentabilidade

Atualmente, o Educampo Leite-GV atende 18 empreendimentos rurais de Governador Valadares e região. O produtor Elias Oliveira Alves é atendido desde o início das atividades e conta que a produtividade das 75 vacas em lactação passou de 300 litros/dia para 900 litros/dia, um aumento de 200%. “O Educampo trouxe uma visão sistematizada da minha propriedade. Envolveu o manejo dos animais, técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial por meio do Sebraetec FIV, e a análise dos indicadores de produção e rentabilidade. A sincronia entre o cooperativismo e o empreendedorismo nos traz um posicionamento de mercado mais sólido”, avalia.

Ainda de acordo com o consultor do Sebrae Minas, o diferencial do Educampo permite gerar ganhos quantitativos e qualitativos ao produto primário, melhorando os indicadores tecnológicos e econômicos das propriedades. “Para as cooperativas e empresas parceiras do programa, o principal benefício é a construção de uma base de informações sólida, que facilita a tomada de decisão e a elaboração de políticas de desenvolvimento dos empreendimentos rurais, resultando em maior fidelização de clientes e cooperados”, afirma Magalhães.

Agronomia na escola

Para incentivar os jovens e as crianças sobre os negócios no campo, o Sebrae Minas apoia o projeto Agronomia na Escola. O espaço recria, na Expoagro, um ambiente das propriedades rurais da região e propõe uma experiência educativa e prática sobre a vida no campo e o agronegócio. Até a próxima sexta-feira (12/7), o local vai receber a visita de cerca de dois mil alunos do ensino fundamental de escolas municipais, que receberão, ao final da experiência, um gibi sobre educação empreendedora, produzido pelo Sebrae Minas.

O projeto foi idealizado pela União Ruralista Rio Doce, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater) e Prefeitura de Governador Valadares.

Sebrae Minas na Expoagro 2024

– Palestra A Voz da Mulher Empreendedora – Gestão e Sucessão Familiar
Data: 10/7 (quarta-feira)
Horário 16h
Local: Tatersal do Parque de Exposição de Governador Valadares
Inscrições pelo Sympla

– Palestra 10 anos do Educampo Leite
Data: 11/7 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Estande da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce na Expoagro

– Consultorias gratuitas Gestão para empreendimentos rurais
Data: 12/7 (sexta-feira)
Horário: das 8 às 18h
Local: Galpão Leiteiro da Cooperativa
Agendamento dos atendimentos pelo número: (33) 3202-8300.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas RRDVA

Fernanda Pereira (Stark)
[email protected]| (31) 98250-1752



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *