Sebrae celebra Dia Mundial do Café com ações de fortalecimento do segmento | ASN Bahia


A segunda bebida mais consumida do mundo, o café, tem o dia Mundial marcado neste 14 de abril e conta com espaço especial na Bahia. O estado é o 4º maior produtor do Brasil com média de 3,6 mi de sacas e 10 mil produtores e possui dois territórios importantes de produção cafeeira, a Chapada Diamantina e o Planalto da Conquista.

Investindo na valorização do segmento, o Sebrae apoia, nos meses de abril e maio, dois eventos importantes para a cultura cafeeira regional. Entre os dias 25 e 27 de abril, Piatã recebe o Primeiro Encontro Café e Cultura de Piatã. E nos dias 24 a 26 de maio o Planalto da Conquista recebe o 15º Encontro Nacional do Café sediado na Fazenda Vidigal em Barra do Choça.

Além dos eventos, durante todo o ano de 2024 dois projetos setoriais para valorização do segmento estão sendo desenvolvidos: Cafés Especiais da Chapada Diamantina e Cafés Especiais do Planalto da Conquista. Os eixos estratégicos são Políticas Públicas, Tecnologia e Sustentabilidade, Agregação de Valor de Mercado e Inovação.

Entre os objetivos estão: contribuir na elaboração, implementação e divulgação de políticas públicas que melhorem a competitividade setorial; contribuir com o aprimoramento dos processos tecnológicos e de inovação e para adoção de práticas sustentáveis na base produtiva; fomentar a agregação de valor através da agroindustrialização, da produção artesanal e da conquista de novos mercados; e estimular o ecossistema de inovação do agronegócio e fomentar as soluções de base tecnológica para os gargalos do setor.

Mônica Rizério, analista técnica do Sebrae em Brumado e Gestora do Projeto Cafés Especiais do Planalto da Conquista, destaca que o objetivo este ano é fortalecer a governança dos cafés na região e realizar a primeira turma do “Liderar o Futuro Rural” entre junho e agosto. “Realizaremos ainda este ano a contratação da empresa especialista em café, a Labor Rural, que irá atuar nos dois territórios, com o objetivo de desenvolver fornecedores para a produção sustentável da cafeicultura, uma jornada de transformação dos sistemas produtivos de café, através de diagnóstico e abertura de 2 turmas pilotos de consultoria técnica e gerencial da Labor Rural, com foco na gestão sustentável da cafeicultura para atender 60 produtores no Estado da Bahia”, concluiu a analista.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *