Com o objetivo de simplificar os processos de formalização e encerramento de pequenos negócios no município, o Sebrae Amazonas, a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e a Prefeitura de Presidente Figueiredo, reuniram-se, na sexta-feira (24), para iniciar as tratativas de alinhamento para a implementação da REDESIM Conectada no município. As atividades são desdobramentos do acordo de cooperação técnica nº 01/2024 firmado entre a Jucea e o Sebrae-AM.
Durante a reunião foram discutidas as etapas da implementação e os benefícios esperados para o município. Estiveram presentes no encontro a prefeita Patrícia Lopes e representantes do Corpo de Bombeiros, secretaria de Meio Ambiente, Finanças, Vigilância Sanitária, Jucea e Sebrae-AM. Além disso, houve uma capacitação visando preparar os agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor para atuarem com a REDESIM.
Para a prefeita de Presidente Figueiredo, Patricia Lopes, a iniciativa é fundamental para promover o desenvolvimento econômico e social no município. “Junto ao Sebrae e à Jucea, estamos dando mais um passo importante para facilitar a vida do empreendedor do município de Presidente Figueiredo. Desburocratizar, trabalhar de forma integrada para garantir os avanços que o município precisa para se desenvolver e garantir um futuro melhor para os nossos munícipes”, afirma. Presidente Figueiredo será o primeiro município do interior do estado a ter a REDESIM; o sistema já é utilizado em Manaus.
Essa iniciativa representa um avanço significativo para a economia local, proporcionando um ambiente mais favorável para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos negócios em Presidente Figueiredo, é o que explica Kenny Rebouças de Aguiar, ponto focal da REDESIM da Jucea. “A Junta Comercial, como órgão integrador da REDESIM, vem a Presidente Figueiredo para desburocratizar e integrar os procedimentos de abertura, alteração e extinção de empresas, focando no processo de licenciamento e expedição de alvarás. Vamos disponibilizar uma plataforma eletrônica para que todo o processo seja digital”, explicou Rebouças.
O coordenador de Políticas Públicas e das Salas do Empreendedor do Sebrae-AM, Marcelo Souza, acredita que a iniciativa vai desburocratizar a vida dos empreendedores do município. “Estamos iniciando esse trabalho aqui pela Prefeitura de Presidente Figueiredo para facilitar a vida dos empreendedores locais”, explica. O projeto-piloto será realizado em Presidente Figueiredo e, posteriormente, em Novo Airão.
A implementação da REDESIM promete trazer vários benefícios, como: melhoria no atendimento aos empreendedores: Proporcionando um serviço mais ágil e eficiente; Gestão aprimorada de tributos municipais: Facilitando a arrecadação e controle de impostos; Maior segurança nas emissões: Garantindo que licenças e alvarás sejam emitidos de forma segura e transparente; Integração de informações: Centralizando os dados das empresas em um sistema digital, facilitando a gestão e consulta.
As demais prefeituras do estado interessadas em implantar a REDESIM Conectada podem procurar o Sebrae para iniciar as tratativas.
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), é um sistema integrado que une processos necessários para registrar e legalizar empresas. Este sistema conecta as esferas governamentais – União, Estados e Municípios – permitindo que o empreendedor realize todas as etapas de forma simplificada e digital. Para tanto, é necessário que a gestão municipal estruture seus processos internos em várias esferas.
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Fotos: Paula Oliveira – Prefeitura de Presidente Figueiredo