Na semana que se comemora o dia da indústria, no próximo dia 25 de maio, os empreendedores da área industrial, dos segmentos de bebida, alimentação e moda, ganham uma oportunidade de promover a transformação digital do seu negócio para impulsionar a gestão e alavancar os resultados, dentro do conceito Indústria 4.0. Trata-se do Programa Mais Performance, um programa de capacitação que combina treinamentos, mentorias e a implementação de um sistema informatizado e inteligente de controle e gerenciamento da produção, em tempo real.
Na próxima quarta-feira (22), a partir das 9h, a equipe técnica do Sebrae, com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), fará o lançamento do programa. Na programação, os participantes vão conhecer detalhes do programa, cases de sucesso e esclarecer as dúvidas sobre como aprimorar os resultados da sua indústria.
O projeto, que teve seu piloto realizado em 2022, é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, Federação das Indústrias do Estado (Fiern) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi aprovada em edital pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no âmbito do Programa DIGITAL.br.
“A indústria têxtil responde por parte relevante do PIB do Rio Grande do Norte e a atividade das oficinas de costura gera diversos empregos. Não obstante, esses pequenos negócios ainda utilizam papel e não incorporam tecnologia em seus processos produtivos. O projeto Mais Performance preenche essa lacuna ao oferecer uma solução digital que permite a essas empresas o uso inteligente de dados para melhorias contínuas no processo fabril”, comentou Adryelle Pedrosa Fontes, Gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.
Projeto-Pitolo
Rosineide Oliveira, sócia da Ideal Confecções (oficina de costura localizada em Parelhas/RN), foi uma das representantes das 60 empresas participantes do projeto-piloto do Mais Performace Moda. Ela atua há 10 anos no RN como prestadora de serviços na área de costura e emprega diretamente 60 funcionários. Para ela o programa foi uma importante ferramenta para aprimorar o gerenciamento do tempo impactando diretamente na produção.
“O Mais Performance surgiu como um presente do SEBRAE para nossa empresa. Para nossa atividade o tempo, considerando minutos disponíveis verso minutos produzidos, é um dos grandes desafios para a gestão do negócio e foi aí que o Mais Performance fez a diferença”, disse.
Em sua experiência com o programa, Rosineide registrou um crescimento de aproximadamente 15% na produtividade da sua empresa. “Por isso estamos com grandes expectativas para essa nova fase do projeto, acreditando que vamos trazer ainda mais gestão e produtividade para nosso negócio”, completou.
O relato de Rosineide vai ao encontro das análises realizadas na fase piloto pela equipe do Sebrae, que coordena o programa. “Entre os participantes da fase piloto, os resultados obtidos foram animadores: 26% transformação digital, 21% em produtividade e 16% em faturamento. Estamos animados para a essa segunda fase”, comentou a gerente do Mais Performace no Sebrae-RN, Verônica Melo.
Ações
O Programa Mais Performace faz parte de uma série de iniciativas inovadoras do Sebrae destinadas a apoiar o crescimento e a competitividade das indústrias. Com foco em inovação, sustentabilidade e capacitação, as ações visam transformar o cenário industrial do país, proporcionando às pequenas empresas as ferramentas e o conhecimento necessários para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
No RN estão instaladas 7.139 indústrias (Atlas da Indústria/Fiern) distribuídas em todas as regiões do Estado. “Estamos sempre num esforço contínuo para estimular o desenvolvimento das pequenas indústrias ofertando ferramentas e mecanismos modernos para o aprimoramento de gestão”, completou Verônica.
Na ocasião os empresários vão conhecer também o programa Brasil Produtivo – coordenado Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e executado em parceria entre o Sebrae, Senai, Embrapi, FINEP, BNDES e ABDI- que utiliza produtividade e transformação digital, como duas frentes principais para impulsionar a competitividade e a eficiência das indústrias brasileiras.
Serviço:
Lançamento Programa Mais Performace
Local: Agência Sebrae-RN em Natal.
9h- Café de boas vindas
9h30-Palestra, Indústria Inteligente: o impacto dos dados em sua produção
10h30- Cases de Sucesso
11h- Soluções para uma indústria mais produtiva.
Mais informações e inscrições: https://material.rn.sebrae.com.br/mais-performance