Na Semana dos Museus, CRAB terá teatro, palestras e lançamento de livro com o mestre artesão Espedito Seleiro | ASN Rio de Janeiro


O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) vai oferecer ao público, gratuitamente, uma intensa programação cultural durante a 22ª Semana Nacional de Museus, entre os próximos dias 14 a 19 de maio. Este ano, a Semana, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), quer levar aos espaços culturais do país uma profunda reflexão sobre o tema “Museus, educação e pesquisa”.

O destaque da programação no CRAB será a presença do mestre artesão Espedito Seleiro, dias 17 e 18 de maio. Seu pai, Raimundo Seleiro, era quem fazia as sandálias de Lampião. O artista mora na região do Cariri, no Ceará, e participará de um Papo CRAB aberto ao público (inscrições pelo Sympla) às 16h do dia 17/5, ao lado da escritora Flávia Nonato e mediado pela bibliotecária do CRAB, Mayara Fonseca. No dia 18/5, às 10h, ele volta ao CRAB para o lançamento do livro “Mestre Espedito: O Coração do Sertão é Colorido”, da escritora e analista do CRAB Bruna Pelegrino. Haverá sessão de autógrafos e rodada de conversa com o mestre artesão, Bruna Pelegrino e a analista do CRAB Laura Landau, seguido da leitura do livro para o público infantil.

A programação da Semana inclui ainda um intercâmbio de museus _ visita ao Museu Bispo do Rosário, em Jacarepaguá, partindo do CRAB, dia 16/5, às 10h (inscrição pelo Sympla)_; apresentações da peça “Vitalino, teu nome no Barro”, pela companhia de teatro Tempo de Brincar, dias 17/5 e 18/5, às 15h (inscrições pelo Sympla), e Contação de Histórias para a criançada sobre o livro infantil do mestre Espedito Seleiro, dia 18/5, às 11h. Em todos os dias da semana de eventos, das 10h às 17h, haverá visitas guiadas de e educativas às exposições em cartaz no CRAB: Artesania Ancestral nos 95 anos de Mangueira, com o artesanato que é produzido nos barracões da escola de samba carioca, e Solo Criativo, uma mostra em homenagem aos artesãos do Brasil com peças exclusivas do acervo do CRAB.

“O CRAB percebe a Semana dos Museus como uma oportunidade para integrar os espaços culturais fundamentais no fortalecimento da Cultura, Turismo e Educação, contribuindo assim com a revitalização do Estado do Rio de Janeiro”, explica Marc Diaz, gerente do CRAB.

O CRAB participa desde 2017 da Semana Nacional de Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) sempre no mês de maio, em homenagem ao Dia Internacional dos Museus.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, realiza atividades que reforçam sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. “O objetivo do CRAB é aumentar o valor de mercado dessa importante e linda arte popular, por meio do reposicionamento estratégico de sua cadeia produtiva”, explica o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.

Com uma rica programação de conteúdos e exposições, o CRAB celebra as manifestações culturais relacionadas ao artesanato, atraindo o público para o diálogo, sem perder a essência da Identidade Sebrae – agente estimulador do empreendedorismo por meio da competitividade e do desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Nesse sentido, o CRAB é uma ferramenta mercadológica importante para o aperfeiçoamento e capacitação do setor socioeconômico, dando visibilidade às identidades culturais de todo o território brasileiro.

Desde sua inauguração, o CRAB realizou 33 grandes exposições e mostras; reestruturou seu acervo e sua política de conservação e catalogação de peças; desenvolveu, captou e disseminou conteúdos estratégicos do artesanato; estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas, o Programa Educativo e o Programa Ocupações (com mostras de artesanato de todo o país); além de ter participado de diversos eventos estratégicos que contribuíram para o seu posicionamento enquanto equipamento cultural que dissemina conhecimento e experiências inventivas.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 1.700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI).

Presente e passado em prédio histórico

O CRAB, localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça Tiradentes e de sua área de influência.

No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como no espaço da Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

O complexo arquitetônico do CRAB é regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, nas esferas federal (IPHAN); estadual (INEPAC) e municipal (IRPH). Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas. Por sua importância no processo de revitalização da Praça Tiradentes, o CRAB já ganhou o prêmio Arquitetura de Edificações do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e também, por duas vezes, o certificado de excelência do Trip Advisor.

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)

Website: https://crab.sebrae.com.br/



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *