Minificação de código: você conhece essa prática?

Blog da ValueHost


Os sites mais rápidos para carregar costumam ter uma taxa de conversão muito vezes maior do que as páginas que demoram mais de 5 segundos para disponibilizar as informações. Isso faz a diferença para envolver um visitante ou perdê-lo para um concorrente que conta com um carregamento mais ágil. É por isso que as empresas precisam apostar na velocidade.

Você pode melhorar o desempenho do seu site utilizando um processo conhecido como minificação. Essa prática oferece vários desafios desde que a empresa saiba implementá-la com as ferramentas apropriadas. A técnica utilizada por desenvolvedores web consegue diminuir consideravelmente os arquivos de código-fonte sem interferir no seu funcionamento. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Quer compreender como funciona a minificação de código e quando é possível aplicá-la em um site? Siga em frente!

O que é a prática de minificação de código?

Trata-se do processo de remoção de dados desnecessários de modo que os recursos continuem sendo processados pelo navegador sem ser afetados negativamente. A minificação pode incluir a remoção de espaços em branco, comentários, quebras de linha, códigos não utilizados, delimitadores de bloco, assim como a redução de nomes de variáveis ​​e funções para reduzir o tamanho dos arquivos.

A minificação torna o código menos legível, contudo, essa etapa pode ser automatizada e ocorrer no momento da construção dos sites. As ferramentas usadas pelos desenvolvedores geralmente contêm recursos de embelezamento que adicionam espaços em branco de volta ao código para facilitar a leitura. Você pode minimizar os códigos, os arquivos de script e a marcação das páginas da web.

Desse modo, esse é um dos principais métodos usados para reduzir o tempo de carregamento dos sites. Após a minificação, há uma melhora drástica na acessibilidade e na velocidade do site e, consequentemente, há melhorias diretas na experiência dos usuários. Essa técnica também é interessante para quem acessa as páginas com um plano de dados limitado.

Como funciona a prática de minificação de código?

A minificação ou minimização de código ajuda a otimizar os códigos para economizar espaço sem alterar as funcionalidades, mas o processo não é instantâneo. Esse método funciona na maioria das tecnologias de programação, incluindo CSS, HTML e JavaScript. É preciso trabalhar para compactar e ainda assim manter as aplicações funcionais.

Antes de começar a reduzir o código, é necessário analisá-lo e fazer a redução até que fique quase ilegível a olho nu. Remova todos os espaços em branco, caracteres de nova linha e os detalhes que o tornavam legível. Em algumas situações, é preciso fazer alterações adicionais, incorporar funções, usar condicionais implícitas ou reescrever variáveis ​​locais.

Quando usar a minificação de código?

Utilize a minificação se perceber que o site está lento, as páginas demoram mais de 2 segundos para abrir e os leitores estão inserindo comentários a respeito nas redes sociais. A criação de arquivos com códigos legíveis pode trazer vantagens na fase de desenvolvimento dos sites, mas isso não trará benefícios para os servidores web ou navegadores.

Quais são as principais ferramentas de minificação de código?

Os profissionais que criam sites contam com várias ferramentas de minificação para minificar os códigos e aprimorar o desempenho. No entanto, cada pessoa pode ter a sua preferência individual e optar por uma ferramenta distinta. Existem muitos recursos disponíveis, com qualidades diferentes que interferem na hora da escolha. Veja a seguir algumas alternativas acessíveis!

Microsoft Ajax Minify

Microsoft Ajax Minifier é a ferramenta usada para aumentar o desempenho dos aplicativos web. Ela reduz o tamanho dos arquivos CSS e JavaScript, exclui comentários, ponto e vírgula, espaços, funções e parênteses desnecessários. Quem usa esse recurso consegue encurtar nomes de funções, variáveis ​​locais, aspas simples e aspas duplas, bem como combinar declarações de variáveis ​​adjacentes.

Compilador de fechamento do Google

Google Closure Compiler é uma ótima ferramenta de minificação para quem utiliza JavaScript. O recurso aprimora o JavaScript para desempenho suave e download rápido, remove códigos e componentes inativos, verifica a sintaxe e as sugestões alteráveis e notifica você sobre desvantagens dessa opção. Ele reúne as informações, avalia-as, remove código redundante e o reescreve.

Minifier.org

Minifier.org é a ferramenta de minificação que está entre os minificadores de JavaScript mais simples que os usuários podem usar na hora de minificar os seus códigos. Esse recurso conta com vários métodos para redução de código, por exemplo, avalia o tamanho antes e depois de minificado. Depois, ele calcula o ganho e o exibe na tela.

Compressor YUI

O compressor YUI serve para minificar CSS e JavaScript e CSS com um comando que garante uma compactação mais elevada do que a maioria das outras ferramentas. Inicialmente, ele examina a origem para determinar como foi feita a sua construção para imprimir o fluxo de tokens. Esse recurso remove todos os caracteres de espaço em branco.

Quais são as vantagens da prática de minificação de código?

A redução do código JS, CSS, HTML e JavaScript tem como principal vantagem o aumento da velocidade no carregamento dos sites. Como resultado, a prática melhora a experiência dos usuários e as classificações nos mecanismos de pesquisa. Observe abaixo os maiores benefícios de aplicar a técnica de minificação nas suas páginas!

Renderização otimizada

Além de melhorar a velocidade de carregamento de um site ou blog, a minimização otimiza os códigos. Quando os caracteres desnecessários são eliminados, os arquivos ficam menores e são transferidos agilmente pela Rede Mundial de Computadores. Em virtude disso, a renderização das páginas da web é agilizada juntamente com os downloads.

Impactos no SEO

A minificação impacta positivamente as classificações dos motores de pesquisa e o SEO. O tempo de carregamento e a velocidade da página se tornaram um fator de classificação no Google faz tempo. Isso confere maior visibilidade e atrai novos visitantes. Os arquivos menores também consomem menos largura de banda enquanto são transmitidos.

Envolvimento do usuário aprimorados

Um site profissional mais rápido tem mais chances de reter a atenção dos usuários e incentivá-los a interagir com o conteúdo. As páginas responsivas podem aumentar a satisfação dos visitantes, gerar mais interações, visitas prolongadas e novas conversões. A carga fica mais leve no servidor e há proteção contra roubos de dados.

Entendeu o que significa minificação de código? É de extrema importância avaliar algumas ferramentas para melhorar os códigos e aplicar sempre a melhor opção. As versões reduzidas ou complicadas de ler geralmente não são roubadas ou reutilizadas por outros usuários da Internet. Aproveite as nossas dicas e invista na velocidade de carregamento do seu site.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário que a nossa equipe vai responder aos seus questionamentos!





Fonte: Valuehost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *