Itajubá sedia HardTech Innovation de 17 a 20 de junho | ASN Minas Gerais


A cidade de Itajubá, no Sul do estado, recebe entre os dias 17 e 20 de junho, no Expo Center Parque, a 1ª edição do HardTech Innovation, maior evento de empreendedorismo, inovação e tecnologia da região. O Sebrae Minas é um dos parceiros da iniciativa, que é realizada pelo Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) e pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de fortalecer e promover o Ecossistema de Inovação da cidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

Em um único espaço, o evento vai reunir empresas, startups, universidades e centros de pesquisa, órgãos públicos, investidores, associações e entidades de apoio à inovação que representam os interesses do setor, em todo o Brasil, e promovem a colaboração entre os diferentes agentes. Durante os quatro dias de programação, os mais de 40 expositores, palestrantes e cerca de 80 startups participantes estarão envolvidos em um ambiente de negócios, relacionamento e apresentação de soluções inovadoras.

Ainda dentro do HardTech Innovation Itajubá, o Sebrae Minas irá promover uma Rodada de Negócios Multissetorial e realizar os programas Varejo +, uma trilha personalizada para melhorar o desempenho dos pequenos negócios nos ambientes físico e digital; e o + Indústria, voltado para donos de pequenas indústrias da cidade interessados melhorar seus processos e potencializar seus resultados. Outra ação será o ELI Summit Minas Gerais, que vai gerar conexão entre representantes dos 11 ecossistemas de inovação do estado que estarão presentes no evento.

O Sebrae atua no fomento ao Ecossistema de Inovação de Itajubá há mais de duas décadas, contribuindo para a união dos diversos atores na interação para a construção de projetos inovadores. “Compartilhar conhecimento, fomentar o empreendedorismo e incentivar o espírito empreendedor da região é uma das premissas do Sebrae. Por isso, durante o HardTech Innovation será possível compartilhar práticas, estratégias, ferramentas e tendências ao mesmo tempo em que as conexões e a geração de negócios entre os participantes são realizadas”, ressalta a analista do Sebrae Minas Andresa Cristina Paes.

Programação

O HardTech Innovation será oficialmente aberto com a palestra magna do ator, apresentador, modelo e empresário, Felipe Titto, que falará sobre a sua trajetória como empreendedor com negócios consolidados, inclusive, no Sul de Minas. Atualmente, Titto soma mais de 16 CNPJs com a Holding Agência TiTTANIUM, entre elas: Cabana Home, Carne&Co, Borda e Lenha, American Life, Urban Kicks, Toutsie, Smith & Cain, Tittanium Bebidas, Desinchá e Hypejamas.

A engenheira mecânica e tecnologista sênior do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Vanessa Bawden, também é presença confirmada no evento, vai abordar os “Serviços oferecidos pelo Laboratório Nacional de Astrofísica para empresas e startups”. Já o administrador rural especializado em Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas, e diretor do Inovates, Anselmo Buss Junior, vai falar sobre “O papel da Indicação Geográfica como Agente de Transformação Territorial”.

A Head de Educação na YOUPIX, mestre em Gestão da Economia Criativa (ESPM), Paula Bento, é outra atração no encontro. A jornalista e consultora criativa vai ministrar a palestra “Oficina de Inteligência Artificial para Varejo”.

Competições

O universo dos games e dos drones será um dos temas abordados no HardTech Innovation. Com a temática de caça ao tesouro, o campeonato de drones terá equipes divididas nas categorias autônomos e radiocontrolados. Elas vão participar de missões obrigatórias, que incluem reconhecimento do local, identificação de elementos, voo sobre a área demarcada e entregas com os drones. As inscrições podem ser feitas aqui.

Já a DevTech Jam será uma competição de desenvolvimento de jogos, voltada para estudantes do Ensino Superior. Durante o evento, as equipes participantes deverão criar e colocar em funcionamento um jogo interativo. As inscrições ainda estão abertas e devem ser realizadas neste link.

Ecossistema de inovação de Itajubá

Considerada um celeiro de ideias e projetos, devido à forte vocação na área de ciência e tecnologia, Itajubá conta com uma história marcada pela criatividade, empreendedorismo e inovação. Segundo dados do IBGE, o município possui o sexto Produto Interno Bruto (PIB) do Sul de Minas.

Com um dos maiores distritos tecnológicos e industriais da região, Itajubá possui indústrias de grande e médio porte como Helibrás Airbus (única fábrica de helicópteros da América Latina), XMobots e Aerotron (fabricação de drones) e Imbel (armamentos). Sendo assim, o município representa 70,9% da fabricação de aeronaves e 75,9% da fabricação de armas de fogo e munições de todo o estado.

Na área de pesquisa e educação, o município se destaca por uma comunidade de aproximadamente 20 mil alunos em nível de graduação e 12 instituições de ensino, além de contar também com cinco centros de pesquisas. Em Itajubá, também estão instaladas duas incubadoras de empresas e mais de 150 empresas de base tecnológica e startups, que movimentam R$ 150 milhões ao ano e constituem a quinta maior fonte empregadora do município, com 1,5 mil postos de trabalho.

Assessoria de Imprensa | Regional Sul

Luciana Trindade – (35) 98863-8589

[email protected]



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *