O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) e o Governo do Pará assinaram o termo de cooperação técnica para a realização do Programa Empreende Juventude, por meio do qual serão promovidos cursos de empreendedorismo para jovens de 18 a 29 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa faixa a taxa de desemprego é de 2 a 3 vezes maior que a média nacional, na maioria dos países.
A assinatura foi realizada durante a cerimônia de abertura do encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes no âmbito do G20, o Y20 (Youth20), ocorrida na noite de 17 de junho, no Theatro da Paz. Assinaram o documento o governador do Pará, Helder Barbalho, o secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos, e o diretor-superintende do Sebrae/PA, Rubens Magno.
Pelo convênio, o Sebrae/PA será responsável por executar as capacitações. “A construção do futuro passa pelo empreendedorismo e hoje assinamos um convênio para colocar toda a máquina do Sebrae à disposição da juventude do Pará, da juventude da Amazônia. Para assim, fazermos uma grande reconstrução dos conceitos mentais de sustentabilidade, mas tudo isso junto com o empreendedorismo”, resume o executivo.
A iniciativa vai ao encontro de temas prioritários nas discussões do Y20, que são o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.
“Essa é uma mobilização da juventude global. É um momento que os países do G20 unem seus representantes para dialogar sobre os desafios da floresta, os desafios da humanidade, do meio ambiente; a conciliação de um modelo que possa preservar a natureza, gerando emprego, gerando soluções baseadas na floresta. A juventude é aquela que deve apontar as soluções, pensando nas gerações futuras”, diz o governador Helder Barbalho.
Também chamado de Pré-Cúpula do Grupo de Juventude, o encontro está sendo realizado entre os dias 17 e 19 de junho. Durante as discussões estarão presentes delegações internacionais dos membros do G20 e de países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), representantes de todos os Estados do Brasil, bem como lideranças jovens e ativistas sociais, de juventude e ambientais, do Estado do Pará e de todo o país.
Esta é a primeira vez que o Brasil lidera a agenda que integra ações de descentralização com o objetivo de transformar o Y20. O evento integra o G20 Social e é uma realização do Y20, da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, do governo do Estado do Pará e do Conselho Nacional da Juventude.
G20 Social
O Y20 é um dos 13 grupos de engajamento que compõem o G20 Social, uma iniciativa para que a sociedade civil seja ouvida no processo de construção das políticas públicas. O G20 Social objetiva ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20. Durante a presidência brasileira o G20 tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Além do Y20, o G20 Social possui outros 12 grupos de engajamento, com diferentes temáticas, sendo: C20 (sociedade civil); T20 (think tanks); W20 (mulheres); L20 (trabalho); U20 (cidades); B20 (business); S20 (ciências); Startup20 (startups); P20 (parlamentos); SAI20 (tribunais de contas); e os mais novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos).