Governador Romeu Zema participa de encontro com estudantes no Sebrae Minas | ASN Minas Gerais


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou na manhã desta quarta-feira (10/4), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, da Master Class, um encontro com cerca de 500 alunos que vivenciam a metodologia do NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil) e da Escola do Sebrae. O governador compartilhou com os estudantes sua experiência empreendedora à frente do Grupo Zema e também como gestor público.

A iniciativa marcou a ampliação da parceria entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Educação, e o Sebrae Minas, com o objetivo de levar a metodologia de educação empreendedora aplicada na Escola do Sebrae e no NEJ para escolas da rede pública estadual.

Em tom bem humorado, Zema contou aos alunos sobre as dificuldades no início de sua carreira como aluno e depois empresário. “Quem puder sair de casa para estudar ou trabalhar, saia. É um grande aprendizado para a vida. Saí de Araxá cedo e fui morar em um pensionato em Ribeirão Preto. Foram muitos os desafios, pois a escola em Araxá era mais fraca. Tive de estudar muito. Já estava acostumado a ver meu pai nesse ritmo de trabalho e adotei uma disciplina grande”, contou.

Amanda Kelty

“É preciso fazer muito mais do que te pedem. Se a escola exigir ler dois livros, leia três. Se ela exigir dois estágios, eu fiz três, além de fazer três especializações. Quem faz o que é pedido está dentro da média”, complementa.

Desde março, o NEJ sediado em Belo Horizonte passou a ofertar o curso Técnico em Administração pelo Projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas. A primeira turma do projeto reúne 31 estudantes no curso.

O acordo prevê que 13 escolas da rede pública estadual recebam a metodologia do NEJ em março. Cerca de 460 estudantes do Ensino Médio de Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano serão beneficiados pela iniciativa ao longo deste ano. Todos os professores da rede pública alcançada pela iniciativa estão sendo capacitados para adoção da metodologia do NEJ.

Amanda Ketly

O diretor Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, comemora o acordo entre a instituição e o Governo do Estado para expandir a educação empreendedora. “O Sebrae tem como uma das vertentes a Educação Empreendedora, por meio da Escola do Sebrae e do NEJ, e hoje celebramos essa parceria com o estado. O empreendedorismo e a educação só funciona quando temos recorrência. Temos que preparar os alunos nos primeiros anos para formar uma massa capaz de fazer diferente. Esperamos expandir ao máximo possível junto com a rede estadual, parceiros privados esse ensino técnico e profissionalizante do Sebrae Minas”, enfatiza.

Formação empreendedora

Desde sua fundação, em 2010, o NEJ já capacitou mais de 3 mil estudantes e egressos de escolas públicas. “O projeto estimula o desenvolvimento de habilidades em gestão, além de características empreendedoras como autonomia, proatividade, pensamento crítico, criatividade e responsabilidade sócioambiental”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O NEJ é o projeto social da Escola do Sebrae e utiliza a mesma metodologia adotada nesta instituição que é pioneira e referência nacional no ensino da educação empreendedora. A Escola do Sebrae oferece o Ensino Médio concomitante ao Curso Técnico em Administração ou Marketing. Em 30 anos de história, já formou mais de 12 mil estudantes.

Além da unidade na capital mineira, o NEJ tem unidades em Araxá, Ibirité, Itabira, Itabirito, Conceição do Mato Dentro, Patos de Minas, Uberaba, Nova Lima, Ouro Preto, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves, e também em Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Toledo (PR).

Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo de Minas que tem o objetivo de oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com a perspectiva de empregabilidade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, em todo estado.

Escolas do Estado que estão ofertando a metodologia do NEJ

Belo Horizonte: EE Paulo das Graças da Silva, EE Pedro França, EE Walt Disney, EE Zilda Arns Neumann e EE Cecília Meireles

Contagem: EE Deputado Renato Azeredo e EE Helena Guerra

Mateus Leme: EE Domingos Justino Ribeiro

Sarzedo: EE Professor Ernesto Carneiro Santiago

Ribeirão das Neves: EE Antônio Rigueira da Fonseca e EE Manoel Martins de Melo

Santa Luzia: EE Geraldo Teixeira da Costa

Vespasiano: EE Machado de Assis

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Aline de Freitas

[email protected]

(31) 3379-9271/9275/9276

(31) 99887-2010 (Whatsapp)

mg.agenciasebrae.com.br



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *