Evento vai fomentar iniciativas de inovação aberta entre grandes empresas do agro e startups, na ExpoLondrina | ASN Paraná


Três grandes empresas do agronegócio e seis startups vão se reunir, a partir das 14h desta quinta-feira (11), no Pavilhão Smart Agro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, na ExpoLondrina, para fazer conexões e prospectar iniciativas de inovação aberta durante a terceira edição do Challenge Smart Agro. O evento é uma realização do Sebrae/PR, da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e do Cocriagro.

O objetivo é fomentar o crescimento e o acesso a novos mercados pelas micro e pequenas empresas de base tecnológica. Entre as empresas âncora estão a Cooperativa Integrada, a TOTVS e a Sicredi Dexis. Elas apresentaram, previamente, desafios e oportunidades para que as startups interessadas possam se conectar e oferecer soluções.

“Por meio das reuniões de trabalho presenciais, as startups terão a chance de realizar parcerias comerciais, validar provas de conceito, desenvolver novos produtos em colaboração com as grandes empresas e até mesmo realizar vendas, caso possuam soluções de mercado para os desafios propostos”, explica o consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira.

Segundo o consultor, o evento tem o formato similar ao de uma rodada de negócios. A programação trará, ainda, um painel com fundos de investimentos focados em soluções para o agronegócio. A captação de recursos pode ser usada, pelas empresas interessadas, para escalar o desenvolvimento de novos projetos.

O diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Renan Salvador, diz que a proposta do Challenge é boa para os dois lados, já que pequenas empresas de base tecnológica podem potencializar novos projetos e ferramentas para grandes corporações, e estas podem encurtar o tempo para incorporar inovações nos negócios.

“O que levaria três ou quatro anos para ser desenvolvido em uma grande corporação, pode ser feito em parceria com essas startups. E é aí que a gente proporciona esse movimento do Challenge”, completa Salvador.



Fonte: Sebrae

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