Com projeto que une educação e tecnologia, Assaí ganha visibilidade nacional | ASN Paraná


Com aproximadamente 14 mil habitantes, o município de Assaí, no norte do Paraná, tem ganhado visibilidade nacional e internacional. O reconhecimento mais recente foi o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), conquistado em nível nacional, na categoria Empreendedorismo na Escola. A aposta foi investir na educação e contar com a tecnologia para formar e reter talentos para a cidade.

Prefeito de Assaí ao lado dos diretores Vitor Tioqueta, César Reinaldo Rissete, e do gerente da Regional Norte, Rubens Negrão. Fotos: Eduardo Pereira.

O projeto “Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego”, que mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a Tecnologia da Informação, trata a educação como um único percurso. As iniciativas permeiam o ensino infantil até o primeiro emprego, com a inclusão do ensino bilíngue e práticas de programação, design e empreendedorismo nas aulas.

O objetivo principal é oferecer educação de qualidade inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem para todos. Dentre as etapas do projeto, além das mudanças implementadas no ensino, estão o fomento às práticas de inovação aberta, disponibilização de incentivos fiscais, construção da Agência de Inovação e Transformação Digital do Vale do Sol e uso do coworking como Centro de Empregabilidade Remota.

Prefeito de Assaí, Michel Bomtempo, recebeu o prêmio em cerimônia realizada em Brasília. Na foto, com o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, José Tarcísio da Silva, e a diretora-técnica do Sebrae/AP, Suelen furtado.

Para o prefeito de Assaí, Michel Ângelo Bomtempo, que esteve em Brasília para a cerimônia de premiação realizada na noite de terça-feira (11), o reconhecimento consagra o esforço educacional, de integração de escolas municipais, estaduais e de ensino superior com a tecnologia. Segundo ele, o suporte do Sebrae/PR tem sido fundamental nesse processo de transformação pelo qual a cidade está passando.

“Temos um grupo forte, que trabalha de maneira coesa. Dedico este prêmio aos munícipes de Assaí, que estão entendendo que a única maneira de uma pequena cidade se destacar e criar oportunidades é investindo na educação”, afirma.

Nos últimos dois anos, este foi o 14º prêmio recebido por Assaí, que é considerada uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo pelo Fórum das Comunidades Inteligentes de Nova York.

Nos últimos dois anos, este foi o 14º prêmio recebido por Assaí, que é considerada uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo pelo Fórum das Comunidades Inteligentes de Nova York. São três prêmios Inova Cidades Smart City Business America (2022, 2023 e 2024); dois prêmios do Intelligent Community Forum de Nova York (2023 e 2024); três prêmios da Rede Cidades Digitais (2022, 2023 e 2024); um prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, etapa estadual (2024); um prêmio selo GovTech na categoria Prata (2024); dois Cities of Services da Johns Hopkins University (2023 e 2024); e Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento, concedido para a Sala do Empreendedor.

O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão, diz que a premiação simboliza o reconhecimento de um importante trabalho realizado pelo município em conjunto com o ecossistema de inovação Vale do Sol, para fomentar o empreendedorismo e a inovação.

“Ao longo dos últimos anos, Assaí tem não só inovado na educação, mas também feito a aproximação com a indústria, para que os alunos possam desenvolver o pensamento crítico e novas habilidades alinhados às necessidades do mercado”, pontua.

Negrão lembra que as prefeituras de Londrina e Jacarezinho, do norte do Paraná, também foram finalistas da etapa nacional do PSPE, nas categorias Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo e Cidade Empreendedora, respectivamente.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *