Cidade Empreendedora planeja implementar serviços para promover segurança alimentar e turismo em Alvarães | ASN Amazonas


Para impulsionar o desenvolvimento do município, promovendo oportunidades de emprego e renda de forma integrada aos aspectos sociais, culturais, econômicos e sustentáveis, o Sebrae Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com a prefeitura de Alvarães, está planejando implementar duas ferramentas fundamentais: o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a criação de uma rota turística vinculada à sociobiodiversidade. Essas iniciativas visam fortalecer o crescimento socioeconômico sustentável da região.

As duas iniciativas integram o escopo de trabalho do Cidade Empreendedora, criado pelo corpo técnico do Sebrae-AM em conjunto com o secretariado municipal. O programa atua na localidade desde 2023, que irá executar 98 soluções até meados de setembro de 2024. Atualmente, o município já realizou mais de 50% das ações do programa.

SIM – De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o SIM está presente em 58% dos municípios do país. O estudo foi realizado com 3.405 cidades entre os meses de abril e junho do ano passado. O Sebrae aponta que 90% dos municípios do Amazonas não possuem o SIM funcionando. Nos municípios de Fonte Boa, Autazes, Presidente Figueiredo e Envira, a instituição está ajudando no processo de implantação.

A CNM classifica que o SIM é responsável pela inspeção e fiscalização sanitária dos produtos de origem animal que garante a formalização da agroindustrialização local, a segurança alimentar da população, além de contribuir para o aumento das receitas municipais.

Para o gerente do Escritório do Sebrae em Tefé, Manoel Oliveira, o SIM no município de Alvarães vai colaborar com a qualidade de vida da população e aumentar a competitividade dos negócios locais.

“O SIM traz benefícios para a população, para a cidade e para os pequenos produtores. Para a população e para a cidade, o serviço garante a qualidade dos alimentos que são comercializados e consumidos. Para os pequenos produtores, possibilita a geração de renda, além de incentivar a economia local”, explica o gerente.

Turismo – Localizado na Região do Médio Solimões, o município de Alvarães detém 36,7% da Floresta Nacional de Tefé (FLONA Tefé), que é uma área de cobertura florestal de espécies com proteção especial federal. O território também possui comunidades indígenas e uma forte produção rural.

Assim, o programa considera os aspectos sustentáveis das comunidades locais, a partir da utilização das especificidades do município para agregar ainda mais valor social, cultural e econômico, através da implantação do turismo de base comunitária e sustentável.

O escopo de trabalho para o setor turístico prevê a verificação da viabilidade dos processos, primeiro fazendo um diagnóstico das comunidades, depois entendendo os processos da área, oferecer oficinas, criar roteiro turístico e atuar na promoção de uma rota turística vinculada à sociobiodiversidade. A coordenadora estadual do Cidade Empreendedora do Sebrae-AM, Karina Carvalho, explica que o programa vai realizar um mapeamento para que seja criada uma estratégia que desenvolva o município. “O programa vai trabalhar os aspectos regionais do município, considerando as comunidades, os atrativos turísticos, gastronomia e história da cidade, tudo para que o setor seja fortalecido e as comunidades possam integrar seus valores”, aponta Carvalho.

Outras atividades também estão sendo planejadas para implementação em Alvarães, como a organização das cadeias produtivas da sociobiodiversidade e da agricultura familiar no município; Programa Municipal de Bioeconomia da Sociobiodiversidade; Diagnóstico de viabilidade de piscicultura e acesso ao crédito, financiamento de empreendimentos rurais, assessoria para gestão de empreendimentos comunitários (coletivos ou organizações) e individuais.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *