Celebração do Dia Nacional do Café no Sebrae destaca tradição e sabores do RN | ASN Rio Grande do Norte


Natal – Nesta sexta-feira, 24 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Café, uma data que homenageia uma das bebidas mais emblemáticas do país e marca o início da colheita nas regiões produtoras. Em reconhecimento à importância histórica, econômica e cultural do café, o Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) organizou uma série de atividades especiais para o Coffee Day, estendendo-se até o dia 27 de maio.

O evento ocorre em todas as agências, inclusive na loja do empreendedor na Zona Norte de Natal, onde o público poderá desfrutar de degustações guiadas por baristas potiguares, proporcionando uma experiência única e educativa sobre os diversos sabores e métodos de preparo do café.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, visitou a exposição e destacou a iniciativa como uma importante ação de valorização do ecossistema do café no estado.

“O Rio Grande do Norte também é um produtor de café, e nós temos experiências valiosas para compartilhar. Hoje, o Sebrae abriu suas portas para mostrar o que é o café terroir, o café que carrega o sabor da nossa terra e do nosso povo. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com os pequenos negócios,” destacou Itamar.

Um dos expositores do evento é o barista e produtor do Café Jaçanã, Diego Castro. Nucleado do RN Coffee, ele mantém a tradição de três gerações de sua família na produção de café.

“O Coffee Day é uma oportunidade de promover a cultura do café no Rio Grande do Norte e evidenciar que há um mercado no estado na expectativa de consumir o que é produzido no estado”. O produtor destaca também a importância da parceria com instituições como o Sebrae-RN. “Através da parceria com o Sebrae, conseguimos expandir nosso alcance e trocar experiências valiosas participando de eventos e visitas técnicas”, enfatiza o produtor.

Recentemente integrada ao núcleo de café do Sebrae-RN, a barista Ana Luísa de Souza, também expõe sua expertise e paixão pelo café. “Hoje é um dia especial, pois celebramos tanto o Dia Nacional do Café quanto o Dia do Barista. Ficamos felizes em ver como o público está cada vez mais interessado em descobrir mais sobre os processos do café, desde a sua produção até chegar na xícara. Aqui no Sebrae, estamos apresentando uma seleção de cafés especiais e combinações deliciosas como queijo com café. Nossa expectativa é atrair muitos visitantes interessados em conhecer as diversas cafeterias e empreendimentos que participam do Coffee Day.”

De acordo com gestor do Programa AgroNordeste no RN, Elton Alves, o Coffee Day tem proporcionado uma experiência extremamente positiva. “Estamos apresentando uma experiência única do café, seja na Sala do Empreendedor, na loja de empreendedores ou na agência regional do Sebrae. Isso tem atraído um público diversificado e reafirmado a importância do ritual do café, desde sua preparação até o consumo, unindo as pessoas através desta cultura,” explicou Elton. Ele destacou que a iniciativa demonstrou claramente que os consumidores estão prontos para apreciar um café de alta qualidade, puro, que proporciona uma experiência sensorial completa sem a necessidade de açúcar.

Além da degustação que acontece apenas nesta sexta-feira (24), uma exposição especial apresenta até o dia 27 maio os variados métodos de preparo do café, com a participação do Observatório do Café e outros parceiros.

Seminário Técnico

Encerrando a programação no dia 27 de maio acontece um seminário com palestras, lançamentos e painéis com especialistas renomados no setor. Entre os destaques estão a palestra “RN Coffee – Programa Empreender” por Rivânia Oliveira, o lançamento do “Queijo com Café” em parceria com a Empreleite e RN Coffee, e um painel moderado pela consultora e especialista Adriana Lucena, que explorará a harmonização de café e queijo com a participação de Paolo Passariello e Soninha Benevides.

Empresário e cafeólogo com grande experiência no setor Edgard Bressani, será o responsável por encerrar o evento com uma palestra destacando os cafés especiais do Nordeste e a introdução dos canéforas especiais.

O Coffee Day é uma realização do Sebrae-RN, com a colaboração de várias entidades como Empreender – RN Coffee, Abrasel, ASSERRA, o Observatório do Café, e baristas locais, reforçando a importância da cooperação entre diferentes setores para promover a cultura do café no Rio Grande do Norte.

O empreendedor que desejar ingressar nesta atividade pode entrar em contato com o gestor do projeto Cafés do RN através do WhatsApp: Elton Alves – 84 99976.0410



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *