BH está entre as cidades no país com o maior número de pequenos negócios no setor de panificação | ASN Minas Gerais


Com mais de 4 mil empreendimentos, Belo Horizonte é a quinta cidade com o maior número de pequenos negócios de panificação ativos no Brasil. A capital mineira concentra 15% dos mais de 28 mil negócios do setor formalizados no estado. Apenas nos últimos dois anos (2022-2024), o município registrou 1.795 pequenos negócios abertos, de acordo com levantamento do Sebrae Minas com base nos dados da Receita Federal.

Para estimular e fortalecer o segmento, o Sebrae Minas, por meio do Prepara Padaria, o IEL/FIEMG, por meio da Fiemg Competitiva, e a Amipão abrem inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Padaria – ‘Pão Gestão’. Voltado para micro e pequenas empresas (MPE) de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a iniciativa prevê uma série de capacitações presenciais e online sobre liderança, gestão financeira e tributária, marketing e processos. Interessados deverão se inscrever por meio deste formulário.

O programa tem início no dia 5 de junho. Um time de especialistas no mercado de panificação vai acompanhar 50 empreendimentos ao longo de cinco meses. O programa vai oferecer orientações sobre as principais dores dos empreendedores que atuam no setor da panificação, além de ferramentas e soluções que vão ajudar a impulsionar os pequenos negócios no mercado. “O Sebrae Minas já desenvolve o Prepara Padaria oferecendo suporte empresarial aos empreendimentos do segmento. Este ano, vamos unir as expertises das três instituições parceiras para ajudar os empreendedores a desenvolver habilidades em liderança, organizar as finanças da empresa, aumentar a produtividade e ampliar as vendas. O objetivo é fortalecer o pequenos negócios para que tenham melhores resultados e se tornem mais compatitivos no mercado “, afirma a analista do Sebrae Minas Lorena Melo.

Para a analista de projetos do IEL, Ana Carolina Cristiano, a parceria entre as entidades vai ajudar a fortalecer ainda mais a indústria do estado. “Ao longo dos últimos cinco anos, estamos atuando em prol do setor da panificação de Minas Gerais, em parceria com a Amipão. Ter o Sebrae como parceiro nesta jornada vai potencializar nossa atuação junto às indústrias do segmento. Esperamos resultados positivos, e que o programa seja um impulsionador para a competitividade das padarias”, explica.

A assessora jurídica da Amipão Amanda Batista já comemora o início das ações. “A iniciativa chega em um ótimo momento, já que ano a ano, percebemos o interesse de vários empresários por informações para melhorar a gestão, implementar soluções inovadoras e qualificar seus processos produtivos”, avalia.

Além das capacitações, os selecionados participarão da missão técnica à FIPAN – maior feira de panificação e confeitaria do país, entre os dias 23 e 25 de julho, em São Paulo.

Programação

5 e 6 de junho – Liderança Estratégica e Operacional (presencial)

3, 10, 17 e 31 de julho – Gestão Financeira e Tributária (on-line)

23 e 25 de julho – Feira FIPAN

Agosto – Transformação Digital

25 de setembro, 2 e 9 de outubro – Aperfeiçoamento da Gestão Operacional

SERVIÇO

Programa Pão Gestão – Padarias RMBH

De 5 de junho a 9 de outubro

Vagas para 50 para micro e pequenas empresas

Inscrições e informações pelo formulário forms.gle/RWupnBNHNrocd4Gw9 ou pelo telefone (31) 99611-3178

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
 (31) 99934-0658
[email protected]



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *